Semana Nacional de Trânsito 2019 é lançada em Costa Rica.
Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito foi lançada oficialmente em Costa Rica – MS, na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.
O evento contou com a presença do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, da secretária municipal de educação, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, do diretor do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito – Deoclécio Paes da Silva, a coordenadora de educação para o trânsito, Dulcinéia Rosa, entre outras autoridades municipais.
“Todos nós cidadãos temos um compromisso em fazermos um trânsito seguro”, falou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
Com o apoio da Administração Municipal, todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano de 2019 é “No trânsito, o sentido é a vida”, que conta com o reforço da campanha municipal “Pedestre sua mão é o sinal” promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito e parceiros.
Durante o evento de lançamento, representantes da Polícia Militar realizaram palestras sobre direção defensiva e os estudantes da Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Morais encenaram a peça teatral “Nada de faz de conta, trânsito é coisa séria”. O espetáculo obteve a 2ª colocação na etapa regional da 10ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito de Mato Grosso do Sul (FETRAN-MS), realizada no dia 17 de setembro no Salão Paroquial de Paraíso das Águas – MS.
Segundo a coordenadora de educação para o trânsito, a proposta é mobilizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
“Um trânsito seguro é reponsabilidade de todos. O primeiro passo é reconhecer e alterar maus hábitos e posturas negativas, como evitar as irregularidades por exemplo, depois saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito e por fim ter boas atitudes respeitando as regras de trafegabilidade, tanto como condutor quanto como pedestre” enfatizou Dulcinéia.
Comentários