Câmara autoriza repasse para Fundação Hospitalar de Costa Rica para construção de salas de UTIs
Em sessão extraordinária, os vereadores de Costa Rica-MS aprovaram por unanimidade de votos o Projeto de Lei N° 1344 que autoriza o repasse de 1,2 milhões à Fundação Hospitalar do município para a construção de novas salas de unidade de terapia intensiva (UTI) e aquisição de móveis, equipamentos e insumos para o funcionamento das unidades.
Desde o início da pandemia, os parlamentares têm atuado ativamente ao lado do executivo municipal em busca de ações que possam reduzir os riscos epidemiológicos e a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em Costa Rica.
“Costa Rica está vivendo um momento difícil, assim como no estado e em Brasil. Temos que nos prevenir! Esta Casa de leis está atenta e apta a tomar decisões e medidas de forma rápida para sanar questões que precisam de maior atenção e urgência no município”, disse o presidente da Câmara, Rayner Moraes santos (MDB).
O vice-presidente da Câmara, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL) justificou o voto favorável lembrando do compromisso do legislativo em estar à disposição da população e do prefeito no combate ao coronavírus. “Costa Rica passará a ter 10 leitos de UTI, é um grande avanço na saúde do nosso município, que inúmeras vezes é preciso o atendimento da capital que as vezes não comporta com a brevidade necessária”, explica Juvenal.
Justificando o voto favorável ao projeto, o edil 2º secretário José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (PL), destacou o empenho do governo municipal. “Mais uma vez Costa Rica sai a frente graças ao braço forte e mão amiga do prefeito Waldeli (Waldeli dos Santos Rosa), de toda equipe de saúde, coordenada pela secretária Adriana Tobal, e dos nobres edis desta casa de Leis”, destacou Dr. Maia.
Segundo prevê o projeto, os recursos necessários à execução do repasse de que trata esta Lei correrão à conta de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente, de fonte própria ou do Fundo Municipal de Saúde, e, ainda, de emendas parlamentares impositivas dos Vereadores Municipais ou de representantes das casas legislativas do Estado e da União, e de outros recursos destinados pelo Estado ou pela União.
O prefeito Waldeli acompanhado de sua equipe de governo, vereadores e membros da sociedade civil organizada, diariamente têm divulgado por meio de Lives no Facebook, o Boletim Epidemiológico com as informações sobre o Covid-19 em Costa Rica, que segue sem nenhum caso positivo ao vírus.
“Seguimos adotando os cuidados necessários para o enfrentamento ao coronavírus. A Fundação Hospitalar de Costa Rica está equipada com área exclusiva para pacientes infectados, caso venha a acontecer. Temos ao todo, sete respiradores, sendo quatro exclusivos para atendimento do Covid-19. Esperamos que toda estrutura montada não seja utilizada, porém estamos nos preparando para atender e salvar vidas”, falou o prefeito em uma de suas transmissões ao vivo.
O PL N° 1344 foi aprovado por unanimidade de votos em sessão extraordinária, no último dia 03 de abril. A Câmara de vereadores segue temporariamente com as sessões ordinárias suspensas até o próximo dia 30 deste mês. Os servidores públicos do legislativo seguem com o atendimento ao público reduzido, das 7h às 12h.
Comentários