Alunos da Escola Belonizia Paulino de Oliveira, em Costa Rica, expõem produtos desenvolvidos em sala de aula
Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nesta quarta-feira (23), alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Belonizia Paulino de Oliveira, localizada na comunidade rural do Porto Curralinho em Costa Rica, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.
A Feirinha do JEPP, como é chamada a ação é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.
Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Para a professora Eliane Aparecida Bonafé, o JEPP foi uma experiência enriquecedora para as crianças, que aprenderam mais sobre o sentido do empreendedorismo. “Acredito que conseguimos passar para os alunos a essência do empreendedorismo, pois, através das atividades, eles conheceram todo o processo, desde o plantio até a venda e eu acredito que isso foi um grande crescimento pessoal para a turma”, comentou a educadora.
Ana Flávia de Menezes, mãe da aluna Ana Júlia Carvalho, relatou a gratidão que sentiu em relação ao trabalho desenvolvido pelos docentes. De acordo com ela, a filha se empenhou bastante no desempenho das atividades. “A Ana Júlia chegava em casa pedindo ajuda para aprender a fazer as contas matemáticas para utilizar na feirinha da escola. E para mim foi uma alegria vê-la tão empolgada com as aulas”, relatou Ana Flávia.
Para o Pablo J. Rodrigues dos Santos, pai do estudante Paulo Inocêncio dos Santos Neto, o projeto foi uma oportunidade de ensinar e aprender junto ao seu filho, que ficou responsável pelo caixa na barraca de temperos. “O projeto oferece uma oportunidade de interação entre pais e alunos, além de ensinar sobre empreendedorismo para as crianças. Ações assim são muito bem-vindas”, comentou Pablo.
Comentários