Prefeitura de Costa Rica e Governo do MS entregam 33 unidades habitacionais e garantem o sonho da casa própria
Nesta terça-feira, 25 de julho, foi realizada a entrega de 33 unidades habitacionais no Residencial Flor do Cerrado, em Costa Rica. O evento marcou a concretização do sonho da casa própria para 33 famílias costarriquenses e mais de 150 pessoas, graças à parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SEILOG (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), e a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), através do Programa Habitacional de Baixa Renda.
O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos ressaltou a importância desses investimentos em habitação para Costa Rica: “A entrega dessas unidades habitacionais é um marco para o nosso município. Com o apoio do Governo do Estado e a parceria com a Agehab, conseguimos fazer esse investimento em moradia, que é fundamental para a dignidade e qualidade de vida da população. Continuaremos trabalhando para proporcionar mais oportunidades e melhorias para todos”.
A representante do governo do estado e diretora-presidente da Agehab/MS, Maria do Carmo Avesani destacou a importância da parceria com a prefeitura de Costa Rica na construção de moradias dignas para 33 famílias, reduzindo a desigualdade social e proporcionando segurança. Ela parabenizou a equipe pelo cuidado na seleção das famílias mais necessitadas e ressaltou a prioridade do governador na questão habitacional. “A parceria entre o município e o governo do estado está tornando realidade o sonho de 33 famílias em ter uma casa própria, beneficiando mais de 150 pessoas. Essa conquista é resultado do comprometimento do governador Eduardo Riedel e do prefeito Cleverson Alves com a habitação, proporcionando condições de moradia digna e com infraestrutura de qualidade. A família que mora bem tem mais saúde, melhor educação e dignidade”, disse.
Cada unidade habitacional possui 42,56 metros quadrados, com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviços. O custo total da construção foi de R$ 2.388.355,52, sendo 50% financiado por cada ente conveniado. A empresa responsável pela execução da obra foi a Trento Soluções em Construções Ltda, de Campo Grande/MS. Todo o processo de fiscalização foi realizado pelo Departamento de Engenharia do Município, vinculado à Secretaria Municipal de Transportes, Urbanização e Obras Públicas.
A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, ressaltou o objetivo do programa habitacional e o criterioso processo de seleção dos beneficiados: “O objetivo principal desse programa é proporcionar moradia digna para as famílias de baixa renda. Atendemos idosos, pessoas com Deficiência e os inscritos na ampla concorrência. É uma forma justa de garantir o acesso à moradia para todos. Expressou gratidão a Deus por conceder coragem e determinação para superar a burocracia e concretizar o sonho da casa própria para mais 33 famílias. Destacou a importância do momento para quem já passou por tantas dificuldades habitacionais, ressaltando que ter um lar traz qualidade de vida e independência para as famílias”.
O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, destacou a importância dessa conquista para a população local: “Estamos muito felizes em entregar essas unidades habitacionais para as famílias de Costa Rica. Sabemos que a moradia é um direito básico e essencial para o desenvolvimento social e econômico das pessoas. Com essa parceria e investimento, conseguimos garantir o sonho da casa própria e proporcionar uma vida melhor para essas famílias”.
O processo de construção teve início em 20 de junho de 2022 e foi concluído em 03 de julho de 2023, dentro do prazo estabelecido. A entrega das chaves e o ingresso dos novos moradores nas unidades habitacionais representam a concretização de um sonho para essas famílias e significam uma melhoria significativa em suas condições de vida.
O presidente do Legislativo, Ailton Martins de Amorim enalteceu duas pessoas como referência nos processos de habitação, Maria do Carmo Avesani da Agehab/MS e Antônio Félix Rodrigues da Secretaria de Assistência Social. Disse que o maior sonho de uma família é o lar. Parabenizou a gestão do prefeito Cleverson Alves e a gestora Evair Gomes Nogueira pelas realizações de moradia popular e destacou que a Câmara de Vereadores está à disposição para aprovar o que for bom para o povo costarriquense.
Representando todos os novos moradores, Aurenice Ferreira Alves Dos Santos foi enfática ao afirmar: “O mais importante de uma família é a casa própria. Vou sair do aluguel e agora vou investir em uma melhor alimentação para mim e minha família. Agradeço a Deus, a gestão do prefeito Cleverson Alves e ao Governo do estado e os demais parceiros pela realização desse sonho de todos e por ter um olhar voltado para valorizar o social”. Ela chorou de emoção ao receber as chaves da sua casa própria.
Com a entrega dessas 33 unidades habitacionais, Costa Rica dá um passo importante na garantia de moradia digna para as famílias de baixa renda, cumprindo seu papel de promover o desenvolvimento social e econômico do município.
Regiane Antônia da Rocha Matoso, moradora feliz da nova casa à Rua Mercúrio, 462, expressou sua gratidão ao prefeito Cleverson e o Governador Eduardo Riedel pela conquista da casa própria. “Estou muito feliz, planejo cuidar da minha família nessa casa com carinho e realizar as melhorias necessárias. É um sonho realizado”, disse.
Também estiveram presentes à ação, o administrador da Paróquia Santo Antônio, padre José da Silva que deu uma benção especial e o pastor da Igreja Presbiteriana Independente, Osmar Gomes que realizou uma oração ecumênica, além da vice-presidente da Câmara de Vereadores Rosangela Marçal Paes; Vereadores Evaldo Paulino Garcia, Adair Tiago de Oliveira e Waldomiro Bocalan (Biri); o prefeito de Paraíso das Águas, Anízio Sobrinho de Andrade; a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e 1ª dama, Márcia Alves; o secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho de Oliveira; o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins; a secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida; o secretário de Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto; o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos; a subsecretária de Administração, Dhiully Gargantini Luglio; o subsecretário de Desenvolvimento, Airton Ruiz Pereira; o gestor do (DEMUTRAN) – Departamento de Trânsito de Costa Rica, Abrao Santana Barbosa; o diretor-geral do (SAAE) Serviço de Água e Esgoto, Cesarino Candido Narcizo; o diretor do Detran/MS, Limiro Paulino Neto; o tenente da Polícia Militar, Mendes e o subtenente, Ricardo; o sargento da Polícia Militar, Barbosa, entre outras.
Comentários