Sebrae e Prefeitura lançam Agenda Estratégica de Costa Rica com ações para ampliar a competitividade do município
Entrega do programa Cidade Empreendedora, documento traz iniciativas em áreas marketing territorial e inclusão produtiva para promoção do desenvolvimento.
Promover a cidade, destacando as potencialidades que possui para consolidar a imagem do município no cenário regional, além de realizar ações voltadas à inclusão produtiva trazendo oportunidades de geração de renda para a população a partir do fomento ao empreendedorismo. Essas são as propostas da Agenda Estratégica de Costa Rica, lançada na noite dessa quinta-feira (31), pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora.
De acordo com o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, a Agenda Estratégica é mais uma entrega relevante para o município, que irá auxiliar no processo de crescimento econômico local já iniciado pelo programa Cidade Empreendedora. “O Sebrae nos ajuda nessa interlocução com os empresários locais, especialmente os pequenos e médios. Então, agora é importante darmos continuidade e com certeza vamos avançar muito mais, porque todos já conhecem o trabalho que foi feito e as parcerias já estavam em andamento. Isso é de suma importância para o desenvolvimento econômico do nosso município”, destacou o chefe do Executivo.
Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, a chegada do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora dará continuidade ao trabalho realizado em parceria com a prefeitura, visando trazer mais competitividade para o município. “O Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, contribui com o desenvolvimento local dos pequenos negócios. Esse ano a gente já fez mais de mil atendimentos no município, por meio de ações de capacitação, palestras e orientação ao comércio local. São diversas iniciativas voltadas tanto para a questão de uma cidade cada vez mais inclusiva, trabalhando em grupos de vulnerabilidade social, quanto uma cidade mais competitiva, onde identificamos a vocação econômica do município. Assim teremos uma Costa Rica cada vez mais forte e pujante”, disse a gerente.
Durante o lançamento, as 30 ações que integram a Agenda Estratégica de Costa Rica foram apresentadas ao público. O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, reforçou que o município já avançou em muitos aspectos com o programa Cidade Empreendedora, e agora o objetivo é ampliar este trabalho. “Se a gente notar a Costa Rica de três anos atrás, é notório ver a transformação da cidade, por isso que nós lançamos hoje a Agenda Estratégica nesse novo ciclo da Cidade Empreendedora. Acredito que o Sebrae é uma ferramenta para que possamos realmente desenvolver nosso comércio local e fazer com que essas empresas se formalizem. É um grande ganho para toda a população”, pontuou.
Ações da Agenda Estratégica de Costa Rica
A Agenda Estratégica de Costa Rica é embasada em dois eixos principais, selecionados pela Prefeitura ao aderir ao ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora: “Cidade + Competitiva” e “Cidade Inclusiva”. Grande parte dessas iniciativas está concentrada na promoção da cidade, destacando as características e potencialidades que possui, com o intuito de reforçar e consolidar a imagem do município para o público externo, de modo a atrair novos investimentos, alavancar a área do turismo e promover o desenvolvimento.
Já outras ações serão executadas com a proposta de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, a vertente também irá atuar no fortalecimento das organizações, como Associação Comercial e Sindicato Rural, de modo a fomentar o empreendedorismo e formar uma rede de apoio. Com esse trabalho, a proposta é combater a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para a população, além de fomentar a geração de emprego no município.
Comentários