Após forte temporal, Rio Grande do Sul registra 13 mortes e 21 desaparecimentos
O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira, 2, a morte de 13 pessoas devido ao forte temporal que atingiu a região na segunda, 29. Ao menos 21 pessoas estão desaparecidas e mais de 5 mil moradores estão desalojados.
O boletim divulgado pelo Estado aponta que 134 municípios e mais de 44 mil pessoas foram afetados por causa da chuva, que deve esta quinta. Além dos desalojados, 3.079 estão em abrigos fornecidos pelas prefeituras. Ao todo, foram registrados 12 pessoas feridas.
Os 13 óbitos registrados foram nas cidade de:
Encantado (1)
Itaara (1)
Pantano Grande (1)
Paverama (2)
Salvador do Sul (2)
Santa Cruz do Sul (1)
Santa Maria (3)
São João do Polêsine (1)
Segredo (1)
Já os 21 desaparecidos são de:
Candelária (8)
Encantado (6)
Passa Sete (1)
Roca Sales (4)
São Vendelino (2)
Alerta de chuvas fortes e prejuízos
Enquanto parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste enfrentam onda de calor, no Estado do Sul o risco é de elevado volume de chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) haverá instabilidade no tempo até sexta-feira. O volume de chuvas pode ser acima de 200 mm, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento.
De acordo com o governo estadual, mais de 292 mil pontos da região estão sem energia, e pouco mais de 543 mil seguem sem abastecimento de água. também não há sinal de telefonia e internet em dezenas de municípios.
As aulas em todas as escolas estaduais também foram suspensas. As unidades danificadas chegam a 102 escolas, em 138 cidades.
A chuva também impactou o tráfego nas rodovias estaduais. Nesta quinta-feira, são 114 trechos em 46 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização das 9h.
Fonte: Redação Terra
Comentários