Posse da nova diretora da MSGás. (Foto: Bruno Rezende – Governo do Estado).

Ex-secretária de Ronaldo Caiado, economista Cristiane Schmidt é a nova diretora da MS Gás

A economista Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt é a nova diretora-presidente da MSGás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul), que atua como distribuidora no ramo de gás natural no Estado. O termo de posse foi assinado nesta quarta-feira (17).

A cadeira era ocupada por Rui Pires dos Santos, que ficou à frente da companhia nos últimos 4 anos. Segundo o governador do Estado, Eduardo Riedel, a MSGás saltou de pouco mais de 2 mil clientes no final de 2014 para mais 20 mil em 2024.

A nova gestora apontou três grandes objetivos em sua atuação a partir de agora: garantir insumo para o desenvolvimento econômico do Estado, assegurar uma empresa competitiva e lucrativa, e investir nas fontes renováveis para redução da emissão de poluentes.

Para ela, o gás natural, como insumo de menor emissão de poluentes, tem dois papéis fundamentais, que são: promover a sustentabilidade das atividades produtivas e estabelecer o divisor e dar ritmo na corrida às fontes alternativas de energia, processo que, na sua opinião, pode avançar mais rápido.

Perfil
Com vasta experiência na área econômica e gestão de negócios, Cristiane tem mestrado e doutorado em economia pela EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), além de ter sido visiting scholar na Universidade de Columbia, de Nova Iorque.

É consultora sênior para o Banco Mundial, conselheira da Associação Brasileira do Direito e Economia, e parecerista nas áreas de regulação, concorrência, defesa comercial, orçamentária, fiscal, de planejamento, tributária e gestão pública.

Ela também já lecionou em diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

No setor público, Cristiane foi vice-presidente do Comsefaz (Conselho dos Secretários de Fazenda) e secretária-adjunta da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Também foi secretária de Economia de Goiás (Fazenda, Planejamento e Orçamento), de 2019 a abril de 2023, na gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).