Vereador ressalta a importância do Plano Diretor e da participação da população na montagem
Nesta quarta-feira (04), a Câmara Municipal deu início a uma série de audiências públicas sobre o Plano Diretor 2017. O projeto está na Casa de Leis desde novembro do ano passado e a votação está prevista para maio.
O texto contém 160 artigos sobre projeto de urbanismo, meio ambiente, sustentabilidade e uso do solo para os próximos 30 anos, por isso, segundo o vereador Odilon de Oliveira (PDT), é essencial que a população participe das audiências para definir o futuro de nossa Capital. “O Plano Diretor é o caminho que o Prefeito segue para melhorar e ampliar nossa cidade dentro do seu mandato, por meio dele que as pessoas podem cobrar as benfeitorias e exigir prazos”, declara.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência, Tecnologia e Agronegócio, Luiz Fernando Buainain, a demora para aprovar o Plano compromete investimentos na Cidade. “A previsão é de que uma loja de artigos esportivos e uma fornecedora de acabamentos para construção civil se instalem na Capital, mas é preciso definir a questão de infraestrutura que atualmente barram os investidores”.
O vereador afirma que há outras vertentes a serem discutidas também como a questão da habitação popular, asfalto, entre outras.
Saiba um pouco mais sobre o Plano Diretor
O plano diretor cria as bases para uma cidade inclusiva, equilibrada, sustentável que promova qualidade de vida a todos os seus cidadãos, reduzindo os riscos do crescimento desenfreado e distribuindo de forma justa os custos e benefícios da urbanização. Além disso, o plano diretor fornece transparência para a política de planejamento urbano, ao instituí-la em forma de lei. Diretrizes urbanas sempre existirão, a diferença é que com o plano diretor elas ficam explícitas, disponíveis ao cidadão para criticar, compreender e atuar sob “regras do jogo” bem definidas. Com ele, o cidadão pode decidir melhor ao escolher onde comprar uma casa para morar, o empresário pode escolher melhor onde investir em um novo negócio.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador
Comentários