Em apenas 3 anos, tempero e atendimento fizeram espeto gourmet virar rede
O conceito “simples, mas bem feito” fez do Poiá Espeto Gourmet uma marca de sabor em Campo Grande. Cliente que conhece o lugar já sabe que o endereço tem qualidade do tempero ao atendimento: tem o “Padrão Poiá”.
Em 3 anos, desde a primeira unidade inaugurada na Rua Euclides da Cunha, a fama boca a boca cresceu tanto que o cardápio Poiá chegou ao Corredor Gastronômico da Avenida Bom Pastor e agora o restaurante está prestes a abrir a terceira casa em Dourados.
Hoje um dos pontos mais visitados na Bom Pastor, o padrão Poiá oferece variedade e qualidade em seus produtos.
E não é difícil entender o motivo da empresa crescer rapidamente. No menu, não há qualquer extravagância. O “gourmet” que aparece em destaque no nome significa na verdade capricho. Nas mais de 10 versões de espetos salgados, a carne sempre aparece suculenta, como antes mesmo da ideia virar negócio, os espetos servem até duas pessoas.
O endereço escolhido minuciosamente em uma esquina do Bairro Santa Fé fez o ponto de espetos virar praia de campo-grandense em pouco tempo, porque na calçada da casa com varanda aconchegante, a vontade é ficar muito além do jantar.
“Até hoje, uma questão de honra para a gente é que as pessoas sejam tão bem atendidas quanto no 1º dia. Queremos que elas tenham a mesma experiência” diz empresário.
A fórmula parece ter dado certo. Algumas famílias da região do Shopping Campo Grande, onde fica a 1ª unidade, e da Bom Pastor, onde está a 2ª, chegam a passar pelo Poiá até 3 vezes por semana.
O programa pode começar já no happy hour. A partir das 17h30, as mesas já estão postas. Para petiscar, as porções são especiais. Tem mussarela de búfala, pão de alho, linguiça à moda da casa, filé de tilápia com alcaparras e assado de tiras.
A cerveja “branca nevada” é outra velha conhecida da clientela fiel. “O povo pede a cerveja ‘Padrão Poiá’, não aceita outra”.
Quem chega com muita fome, já sabe que o espeto vai ser farto, de picanha, alcatra, filé mignon com ou sem bacon, cupim de sol, tulipa ou coração de frango e o clássico brochette de filé. Tem até duas criações doces, de queijo coalho na mistura com doce de leite ou com goiabada.
Mas antes mesmo do churrasco ficar pronto, a pessoa pode se servir. Outra inovação da casa há 3 anos foi deixar o buffet livre para que o cliente coma à vontade os acompanhamentos tradicionais: arroz, farofa, mandioca, vinagrete e o famoso molho de alho da casa.
“Criamos esse sistema para que o cliente se sirva à vontade e sinta-se em casa”, explica o empresário.
O respeito pelo público é visto em detalhes na rotina do restaurante. “Se o cliente pensa em reclamar alguma coisa sobre a textura ou o ponto da carne, a gente substitui o espeto na hora. Tem de ser assim. Nós criamos o Poiá para que as pessoas tenham experiências agradáveis, sempre”, justifica o empresário.
Além disso, há cuidado com aspectos fundamentais, como a procedência das carnes servidas, todas com selo de aprovação do SIF (Serviço de Inspeção Federal).
A experiência evidente faz o restaurante conquistar também admiradores, por isso a ampliação agora para o interior de Mato Grosso do Sul. “Lá em Dourados, vamos montar o restaurante em sistema de parceria, com um cliente que conhece e admira o nosso trabalho. É um município de comércio aquecido, com o agronegócio forte. Por isso, é o lugar ideal para a primeira unidade fora de Campo Grande”.
Na Capital, o Poiá Espeto Gourmet tem dois endereços: Rua Euclides da Cunha, 1583 e Avenida Bom Pastor, 341. Nos dois locais, funciona de segunda a sábado, de 18h às 23h30.
Em Dourados, as obras estão adiantadas e o restaurante deve ser inaugurado ainda no 1º semestre de 2018.
Comentários