Na Semana Mundial do Meio Ambiente Técnicos do IBAMA se reúnem com gestores municipais e ministram palestra sobre educação ambiental aos servidores públicos
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Vice-Prefeito, Fernando Martins, acompanhado dos secretários municipais, Denivan Barbosa, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agronegócio, Empreendedorismo e Meio Ambiente e Marinalva Paniago, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, junto ao Engenheiro Ambiental, Aquino Pereira de Oliveira, receberam na manhã desta quinta-feira (7) representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
O encontro, proposto pelo órgão, foi uma forma de firmar parceria de trabalho entre as duas instituições, para estabelecer ações em educação ambiental para os munícipes.
Na tarde desta quinta-feira, os servidores públicos foram prestigiados com uma palestra ministrada pelo Técnico Ambiental, Vicente Mota, responsável do órgão pela educação ambiental em Mato Grosso do Sul, acompanhado da Técnica Ambiental Marcia Nantes.
Durante a palestra, Vicente ressaltou a importância da conscientização de todos para preservação do meio ambiente tendo, os servidores públicos, importante participação no processo de implantação de práticas sustentáveis para o município.
Na oportunidade foi apresentada a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.
A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.
O Vice-prefeito, Fernando, lembrou que a atual gestão vem passando por adequações que impactam de forma positiva e direta no meio ambiente e qualidade de vida, como a extinção do lixão e encaminhamento dos resíduos sólidos ao aterro sanitário. Destacou ainda a postura da instituição, saindo, tão somente, da esfera fiscalizadora e punitiva para a atuação na educação ambiental. “Muitas vezes as falhas são cometidos por falta de conhecimento, sendo de suma importância o papel de ‘educador’ que vem sendo desempenhado pelo IBAMA”.
O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes. Mas a adesão ao Programa é cada vez maior por dois motivos:
1. Adotar uma agenda ambiental no órgão é uma exigência dos tempos modernos, quando a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. O que fazer para evitar que a catástrofe anunciada seja maior ainda? Usar de forma racional os recursos naturais.
2. A sociedade exige da administração pública a implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta, que são as diretrizes da A3P.
Ao finalizar, a pedido dos gestores, Vicente se dispôs a dar continuidades nos trabalhos socioeducativos na educação ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal de Figueirão
Fonte: figueirão MS.
Comentários