Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de mil participantes em Costa Rica 

Mais de mil pessoas participaram no final da tarde de sexta-feira, 26 de outubro de 2018, da Caminhada do Outubro Rosa. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação é realizada anualmente com objetivo despertar e conscientizar a população sobre a importância de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, fato que pode garantir a cura da doença.

Os participantes, entre eles funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, ciclista, equipe de Governo, autoridades e a população em geral, se reuniram no Auto Posto Ferrato, onde foram distribuídos guarda-chuvas da Campanha Outubro Rosa, e em seguida desceram a Avenida José Ferreira da Costa sentido Parque Ecológico Villibaldo Rodrigues Barbosa “Viliboldo” local de encerramento da caminhada.

Conforme a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, a caminhada é uma das principais atividades do Outubro Rosa. “Nosso maior problema é o gargalo no diagnóstico. A mulher tem uma suspeita e fica esperando um ano ou mais para ter o diagnóstico. Ela perde essa chance de cura, já que 95% dos casos podem ser curados quando o câncer é diagnosticado em fase inicial”, enfatizou a gestora ao destacar a necessidade do rápido diagnóstico no combate à doença.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa reconhece a importância da caminhada e de outras atividades do Outubro Rosa como a forma de despertar a consciência das pessoas sobre a doença, que não afeta só as mulheres, mas toda a família. “Nós abraçamos essa causa e parabenizamos a secretária Adriana Tobal e toda a equipe da Saúde por ter realizado uma brilhante Campanha do Outubro Rosa, e encerrado com essa contagiante caminhada que mobilizou centenas de pessoas em Costa Rica”, concluiu o gestor.

A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica Daiane de Souza Pupin complementa que a ação busca chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce, visto que a doença é a segunda causa de morte das mulheres no Brasil. “Queremos propor um evento que sirva de alerta para que possamos realizar exames periódicos para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar a chance de cura”, finalizou.