Tendências para o setor hoteleiro em 2021
Ninguém nega que o ano de 2020 foi um dos piores anos para o turismo no mundo inteiro dos últimos tempos. Por isso mesmo, é importante estar ciente das principais tendências para o setor hoteleiro em 2021, seja o seu negócio um dos melhores hotéis em Angola, seja uma das mais simples hospedarias da Suécia. Esse tipo de conhecimento ajuda a direcionar a sua gestão para um caminho de sucesso.
A razão pela qual o ano de 2020 foi péssimo para o turismo foi a pandemia do novo coronavírus. A situação causou o fechamento de aeroportos no mundo todo e uma crise sem precedentes no turismo mundial. No entanto, agora que já vacinamos mais de 80 milhões de pessoas no mundo inteiro, a situação parece um pouco melhor. Não tanto a ponto de podermos relaxar, mas o suficiente para prever um futuro melhor no curto prazo.
Portanto, é importante entender as principais tendências para o setor hoteleiro em 2021 para saber como se preparar para esse ano. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!
4 principais tendências para o setor hoteleiro em 2021
1. Taxas de ocupação menores
Não importa se você gerencia um dos melhores hotéis em Angola ou um dos mais simples da Espanha: seu empreendimento terá taxas de ocupação menores em 2021. Isso é um fato inescapável a não ser que você queira ver seu lugar sendo responsabilizado como um espalhador de Covid-19.
Para poder trabalhar nessa pandemia, os hotéis terão de se adaptar sensivelmente para a realidade da crise do novo coronavírus. Cuidados de higiene e segurança são essenciais, claro, e um deles é a taxa de ocupação menor. Isso porque um hotel lotado é, também, um hotel com alto nível de contaminação.
Ainda não há um consenso sobre a quantidade de pessoas que podem estar no hotel ou qual a taxa de ocupação máxima, mas espere funcionar com, no máximo, 50% da sua capacidade máxima em 2021. Se planeje de acordo e busque uma produtividade que seja capaz de manter o hotel funcionando com esse faturamento.
2. Menos contato na relação com clientes
Além de ter menos gente no seu hotel, uma tendência importante é a de ter o menor número de interações físicas com os clientes, tanto para a segurança do seu time, quanto para o cliente.
Na verdade, essa exigência acaba por acelerar um cenário que já era previsto para o futuro: a digitalização da experiência de check-in e checkout, além de um modelo de negócios em que o cliente interagirá bem menos com o staff do hotel.
Isso vai incluir máquinas de atendimento pessoal e individual, um sistema digital de pedidos para a cozinha do hotel e muito mais. Assim, será possível receber clientes de maneira mais ágil e protegida para todos.
3. Posicionamento institucional de segurança
Receber clientes em 2021 será uma questão de segurança. Os consumidores não vão se hospedar de graça no melhor hotel do mundo se não tiverem certeza (ou alta confiança) de que é seguro fazer isso.
Portanto, será essencial para o seu hotel demonstrar esse posicionamento de segurança, com estratégias claras para evitar o contágio e ações que realmente trazem mais segurança para o seu espaço. É importante ter em mente que não adianta muito falar em voz alta sobre segurança, mas não realmente seguir as diretrizes básicas. O público eventualmente saberá da situação e cancelará sua reserva no hotel. E por falar nisso….
4. Flexibilidade como modelo de negócio
2021 ainda é um ano de insegurança e dúvidas. Por mais que não se queira, ainda é um ano de baixo movimento turístico, com poucas projeções de uma mudança de cenário realmente global.
Isso significa que funcionar com, digamos, 50% da sua capacidade máxima já é uma benção, pois há o risco de nem sequer encher isso na alta temporada. Afinal, as pessoas estão preocupadas com a pandemia, é inevitável.
Portanto, seja flexível como modelo de negócio. Ou seja: esteja pronto para retornar o dinheiro e outros cuidados que garantirão que o cliente possa marcar a viagem e deixar para ver o que vai acontecer.
Por isso, é importante ressaltar as medidas de segurança que seu negócio implementará de maneira bem-feita e com clareza. E é essencialmente importante seguir as instruções. Afinal, o público saberá se for mentira e a marca da empresa realmente ficará marcada por tentar enganá-lo. Portanto, seja verdadeiro com a situação. Isso é essencial para conseguir ter um bom fluxo de clientes para sua empresa.
Essas são as principais tendências do setor hoteleiro em 2021. É claro que elas pintam um cenário que não esperávamos há 2 anos atrás, mas não há o que fazer agora. O único jeito é seguir se posicionando da melhor maneira e aguardar que haja uma maior vacinação para poder reduzir os riscos de infecção do novo coronavírus e garantir a volta das atividades turísticas.
E você, já está pronto para se posicionar em posição de destaque quando o turismo voltar? Comente abaixo com a sua opinião!
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