Arquitetura e Urbanismo: entenda os conceitos e diferenças

A profissão de arquitetura e urbanismo no Brasil é regulamentada desde 1966, mas para exercê-la é obrigatório possuir diploma no curso de arquitetura e urbanismo em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Ou seja, não tem jeito. Quem deseja exercer a profissão de arquiteto precisa, necessariamente, cursar a faculdade de “Arquitetura e Urbanismo”. São ao todo cinco anos – ou dez semestres – de dedicação e amor a nova profissão. Isso mesmo, o curso é exigente.

A grade curricular é composta de disciplinas práticas e teóricas que exigem comprometimento e paixão do estudante para dar conta de tudo o que o curso tem a oferecer.

Mas não se assuste, se esse é realmente o curso que você ama e acredita, tenha certeza, ele será mais prazeroso do que pode imaginar.

Mesmo sem saber desenhar? Mesmo sem saber desenhar! Isso porque o curso treina e habilita os estudantes para técnicas de desenho em arquitetura, além do mais, os arquitetos de hoje em dia usam diversos tipos de programas de computador para criar e projetar suas obras, o que também é aprendido durante a faculdade. Portanto, sem crise!

Além de aprender técnicas de desenho e manipular com maestria softwares gráficos, o aluno de arquitetura também tem aulas de arquitetura integrada, arquitetura interdisciplinar, planejamento urbano e topografia. Aprende sobre conforto ambiental, incluindo questões de acústica, ventilação e iluminação.

O curso também possui diversas disciplinas voltadas ao campo da arte e da história, como estética, história da arte, história da arquitetura, e projeto arquitetônico. Tudo isso para garantir que o aluno crie uma excelente base artística e cultural que será empregada indiretamente em seus trabalhos futuros.

E se nos dias atuais a palavra de ordem é sustentabilidade, o curso de arquitetura não poderia ficar de fora. O aluno estuda técnicas e projetos para uma arquitetura sustentável, além de disciplinas como estudos ambientais e saneamento urbano.

Outra parte muito importante do curso de arquitetura e urbanismo é a estrutural. Para criar obras resistentes e duradouras, o aluno conta com disciplinas como fundações, instalações prediais (elétrica e hidráulica), tipos de materiais, mecânica dos solos e tecnologia das construções.

Como deu para notar, o curso de arquitetura e urbanismo é um mix entre disciplinas exatas e humanas, capazes de tornar o futuro arquiteto um profissional que passeia pelo sensível campo das artes e pela precisão numérica e racional da engenharia.