MPMS investiga falta de ambulâncias do Samu em Campo Grande
Após denúncia de que o caos se instalou no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito para investigar as baixas nas viaturas de salvamento.
A situação veio à tona na segunda-feira (9), quando a própria Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) admitiu que das 14 viaturas do Samu, só duas estavam rodando, sendo que 9 não tem conserto.
Na segunda-feira, em entrevista do Campo Grande News, o coordenador de urgência e emergência da Sesau, Yama Higa explicou que a frota é antiga e o principal problema é a falta de investimento do Ministério da Saúde.
Na segunda-feira, a Sesau afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que solicitou a reposição dos 9 veículos baixados e enfatizou que o mesmo “é o único e exclusivo órgão para compra de viaturas”.
Na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde, também por meio da assessoria de imprensa, negou que seja o único que possa adquirir as viaturas. Conforme explicou o órgão, as aquisições ocorrem por um programa tripartite, ou seja, “todo e qualquer ente federado (Estados e municípios) pode fazer aquisição direta das ambulâncias para atender a população com recursos próprios, desde que observe os pré-requisitos previstos na legislação vigente dos padrões, critérios técnicos e normativas do SAMU 192”.
Neste dia, a Sesau também informou que havia enviado 8 viaturas para o conserto e que em dias, as mesmas estariam nas ruas.
Fonte: Campo Grande News.
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