2º Encontro Família na Escola reforça integração entre comunidade escolar em Costa Rica

Visando fortalecer o vínculo e a integração entre professores, profissionais que atuam na escola, alunos e pais e/ou responsáveis, a SEMED – Secretaria Municipal de Educação – de Costa Rica/MS realizou na última semana um leque de ações durante o 2º Encontro Família na Escola.

As Escolas Municipais e os CEIs – Centros de Educação Infantil – receberam os pais e responsáveis pelos estudantes para conhecer de perto a rotina e os projetos desenvolvidos em cada instituição. Foram realizadas palestras ecumênicas, palestra com pediatra, pedaladas (passeio ciclístico), piquenique, campeonato de futebol, apresentações musicais e feira de empreendedorismo.

“Escola e família juntas formam uma grande equipe. Precisamos, como escola e família, adotar os mesmos critérios e princípios para alcançar uma educação de qualidade”, foi assim que o prefeito Waldeli dos Santos Rosa definiu a importância da integração dessas duas instituições que oferecem suportes fundamentais para a formação de novos cidadãos. “Quanto melhor for a parceria entre ambas, melhores e mais significativos serão os resultados, por isso é que a escola vem promovendo encontros como este”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Waldeli ressaltou ainda que cabe a família a formação do caráter e o desenvolvimento de princípios e valores éticos e morais. Já a escola é responsável pela formação intelectual, crítica e socializadora para a convivência com pessoas diferentes. “Escola e família são dois grandes centros do desenvolvimento humano e caminham de mãos dadas”, concluiu.

A secretária Municipal de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, complementou que o encontro integra a comunidade escolar, haja vista que a parceria entre família e escola é fundamental para o sucesso educacional de todo indivíduo.

“Família e a escola têm um papel de extrema relevância no processo de aprendizagem da criança. Como uma equipe, precisam caminhar lado a lado com os mesmos princípios e critérios, para juntas conduzirem crianças e jovens a um futuro melhor”, destaca a secretária de Educação de Costa Rica.