Alunos da Rede Municipal de Educação de Costa Rica se classificam para semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Dois alunos da Escola Municipal Prof. Adenocre Alexandre de Morais, em Costa Rica – MS, se destacaram na etapa Estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa e garantiram suas vagas entre as 443 produções semifinalistas de todo o Brasil.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. O tema das produções deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

O estudante João Lucas Caxilé Calazans, do 9º ano, conseguiu a aprovação da Comissão Julgadora Estadual e representará Mato Grosso do Sul na categoria Crônica. Ele concorrerá com os finalistas do Centro Oeste do Brasil na etapa regional em São Paulo.

A estudante Daniela Aparecida Carrijo dos Reis, do 7º ano, passou pelo mesmo processo, teve seu texto “A história do meu passado maravilhoso” selecionado na categoria Memórias Literárias e também segue para próxima fase da Olimpíada.

Com suas produções selecionadas, ambos os estudantes viajarão para São Paulo – SP acompanhados de suas professoras, Rosalina Martins Arruda e Renilda França Cunha. De 23 a 25 de outubro eles participarão da Oficina Semifinal, com palestras e passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos.

“Estamos orgulhosos com a participação e desempenho dos nossos estudantes e professores na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Acreditamos muito na educação como agente transformador e esta competição incentiva os estudantes a irem além dos conteúdos dados em sala de aula, valorizando os vínculos com a comunidade e compreendendo melhor o mundo em que vivem”, destacou a secretária Municipal de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.

Na etapa regional (semifinal) serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.