Buscando incentivar a coleta, promover o descarte correto e a educação ambiental, SEMTMA implanta Projeto Eco Óleo em Costa Rica
Com o objetivo de incentivar a coleta, promover o descarte correto e a educação ambiental, o Governo de Costa Rica – MS por meio da SEMTMA – Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura – implantou oficialmente neste mês de setembro o Projeto Eco Óleo.
Conforme o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a iniciativa visa incentivar a população quanto ao reaproveitamento e o descarte correto do material, que inclusive pode ser utilizado como matéria prima.
“Um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar até 20 mil litros de água potável, se descartado incorretamente. Quando jogado no ralo, o óleo acaba incrustando nas tubulações e causando o seu entupimento, além de prejudicar sobremaneira o tratamento de esgoto”, enfatizou o gestor ao reforçar que para resolver este problema, a reciclagem do óleo e gordura utilizado em casa é uma das possíveis soluções.
O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa, reforça que as ações do projeto “Eco Óleo” possuem caráter educativo para a população e promove a conscientização sobre o armazenamento e descarte correto do óleo de cozinha.
“O Eco Óleo foi criado para um melhor descarte de óleo vegetal de cozinha usado, no qual, se descarta adequadamente o material, evitando assim que seja despejado no meio ambiente e em pias desta forma contaminando o lençol freático”, explica Keyler Barbosa que orienta a forma correta de reciclar o produto: “separe o óleo, espere esfriar, armazene em uma garrafa e leve o recipiente ao ponto de entrega”.
Ponto de Coleta
O Eco Óleo fica localizado na Avenida Sebastião Paes Ananias, na saída para Figueirão – MS, ao lado do Atacadista Mega.
O local que também funciona Ecoponto – espaço para destinação de pneus reciclados – conta com um tanque para o armazenamento deste óleo usado, para posteriormente ter uma destinação correta. Mais informações pelo telefone (67) 3247 7070.
Comentários