Celebração ao Senhor Bom Jesus será diferente este ano em Costa Rica
A tradicional Caminhada da Fé será permitida, desde que os fiéis façam uso de máscara e mantenham o distanciamento, formando grupos de até três pessoas. Os romeiros devem levar a sua própria água e álcool 70%.
A capela ficará aberta à visitação das 7h do dia 8 de agosto às 11h do dia 9. Os bancos serão retirados e será feita uma barreira de 2 metros diante da imagem do Senhor Bom Jesus para evitar que os devotos a toquem.
A programação social, que normalmente inclui baile, cavalgada e almoço, não será realizada este ano. Também não haverá tríduo religioso, sendo a única missa programada para às 9h do dia 9 no salão de festa da comunidade com número limitado de pessoas.
Lenda do Santo Fujão
A imagem do Senhor Bom Jesus presente na capela deu origem ao folclore do Santo Fujão, tão enraizado na cultura popular de Costa Rica.
Conta a lenda que, quando os moradores locais decidiram erguer uma nova igreja para abrigar os santos da comunidade dando lugar a uma capela que já ruía de tão velha, a imagem do Senhor Bom Jesus curiosamente “reapareceu” na capelinha antiga no dia após a mudança.
Assombrados, os moradores levaram o santo novamente para a igreja recém construída que ficava a 5 km de distância, mas o fato se repetiu inúmeras vezes.
Para resolver de uma vez por todas a situação, os devotos então cortaram os pés da escultura do Senhor Bom Jesus para que ele não “fugisse” mais.
Como chegar
A capela do Senhor Bom Jesus fica localizada a 30 km do centro de Costa Rica. O acesso é feito pela MS-306. Mais informações com a Paróquia Santo Antônio: (67) 3247-1218.
Comentários