Com projeto de arborização, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento plantou mais mil mudas de árvores nativas e frutíferas em 2017
Conforme o secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Ailton Martins de Amorim, em janeiro foram plantadas 125 árvores, 20 em fevereiro, 121 em março, 174 em junho, 292 em setembro, 23 em outubro, 20 em novembro e 250 em dezembro, totalizando 1.025 mudas plantadas nas margens de rios, canteiros de ruas e avenidas, áreas públicas e na recuperação do Córrego Cabeceira do Açude “Buracão”.
“Fizemos o reflorestamento em áreas de risco, avenidas e espaços públicos do município que estavam sem uso, onde plantamos as árvores e tornamos esses espaços agradáveis para serem frequentados por famílias. Estamos cuidando do Meio Ambiente e deixando a cidade mais arborizada e verde”, enfatizou o secretário Ailton Amorim.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa complementa que esse projeto de arborização teve início após a cidade sofrer com incidentes meteorológicos que causaram grandes estragos em ruas e avenidas da cidade. A arborização é um importante componente ambiental da cidade, por isso o projeto foi pensado como alternativa para recompor os espaços vazios existentes. Essa ação, além do incremento de árvores, promove a arborização de forma planejada, evitando a concorrência da vegetação com os elementos urbanos e, consequentemente, evitando ou diminuindo futuras ações de manejo para adequação ao espaço.
O secretário destaca ainda a importância dos plantios lembrando que foram utilizadas regras técnicas para a realização desse trabalho. “São critérios que vão desde a escolha da região, como da espécie adequada para cada local e o período do plantio. É o que chamamos de plantando certo da planta certa no lugar certo”, considerou.
“A emissão descontrolada de gases poluentes tem provocado em nosso planeta um significativo aumento da temperatura global nas últimas décadas. Caso o homem não tome nenhuma medida para evitar estas mudanças climáticas, o meio ambiente pode apresentar uma série de problemas com consequências desastrosas para a vida em nosso planeta”, enfatizou o secretário Ailton Amorim ao complementar que a meta para 2018 é plantar 1.500 mudas de árvores em Costa Rica.
Junto às ações de educação ambiental da SEMAD, alunos da rede pública e particular de ensino, bem como associações de moradores também promoveram plantios de árvores. As árvores são do Viveiro de Mudas da SEMAD e as atividades acontecem em parceria com Ativos por meio do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local.
ASSECOM/PMCR
Comentários