Com receita de strogonoff de legumes, merendeira vence etapa municipal do 2º Desafio das Merendeiras em Costa Rica
Nos dias 21 e 22, segunda-feira e terça-feira, respectivamente, Costa Rica recebeu no refeitório e cozinha da Escola Vale do Amanhecer a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Eduarda da Silva Vieira da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo, ficou em 1º lugar com a receita de strogonoff de legumes. O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos saudáveis.
A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na segunda-feira (21), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, terça-feira (22), um corpo de jurados, composto por representantes da comunidade local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.
De acordo com o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, o evento vai além da competição entre as merendeiras. “As merendeiras são capacitadas para utilizarem produtos mais nutritivos que possam entregar as crianças uma alimentação mais balanceada e saudável. Além de agregar a nossa escola, valorizamos o nosso produtor rural. É satisfatório ver a sociedade, as crianças e professores engajados nesta ação”, ressaltou o prefeito.
Já para o administrador paroquial, da Paroquia Santo Antônio de Pádua, padre José da Silva, o desafio é uma oportunidade para as crianças colocarem em pratica um novo cardápio, que por muitas das vezes, não é possível ter em casa. “Eu tenho 28 anos, mas vale o testemunho que em casa esse hábito de comer salada todos os dias não era comum. Hoje em dia graças a Deus tem crescido esse incentivo em ter uma alimentação saudável, mas existem famílias que não podem proporcionar essa diversidade alimentar todo dia. Porém, trazendo esse pensamento de se alimentar bem, para as crianças nas escolas, com certeza nossas crianças podem crescer melhor, se dedicar mais nos estudos e futuramente serem grandes profissionais”, reforça o padre.
Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.
“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.
A merendeira vencedora da etapa municipal de Costa Rica, Eduarda da Silva Vieira, começou no setor de limpeza e há dois anos foi remanejada para a cozinha. “O importante é não ter medo e não descreditar de você mesma, eu desacreditei, mas outras pessoas acreditaram em mim e hoje estou aqui. Sou muito grata ao companheirismo da minha equipe e a oportunidade”, relata a merendeira.
A premiação ocorreu na Escola Vale do Amanhecer no município. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.
Além de Costa Rica também participam da disputa os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.
A nutricionista da REME, Etiene Pavan, destaca a importância do trabalho das merendeiras e cozinheiras no aprendizado das crianças. Ela ressalta que investir no conhecimento, nas técnicas de preparo e na qualidade alimentar é fundamental para a saúde integral dos alunos. Elogia a participação da representante Eduarda em um concurso estadual e expressa otimismo em relação ao resultado. Etiene também menciona o compromisso do município de Costa Rica com a alimentação escolar e acredita que o treinamento e o apoio da torcida local serão essenciais para o sucesso de Eduarda.
Jandira de Lima Santana, agricultora familiar e presidente da Associação Vitória do Cinturão Verde, enfatiza que o desafio contribui para o reconhecimento e valorização dos produtos da agricultura familiar nas escolas e na comunidade. Ela acredita que isso pode ajudar no crescimento e na promoção dos alimentos de qualidade cultivados pela agricultura familiar. Elogia os pratos desenvolvidos pelas merendeiras, destacando a variedade de legumes e a qualidade do arroz temperado. Ela expressa expectativas positivas em relação ao resultado do concurso e acredita que isso trará melhorias e oportunidades para a agricultura familiar, permitindo que eles expandam suas atividades e forneçam mais alimentos nutritivos, como verduras e folhas, para a comunidade.
Também estiveram presentes, o vice-prefeito, Roni Cota; a secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida; a representante de todas as diretoras da REME (Rede Municipal de Ensino), Deuszelia Aparecida Souza Menezes da Escola Vale do Amanhecer; o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos. Além dos membros do conselho de alimentação escolar do município, famílias presentes, equipe da SEMED, diretores das unidades de ensino de Costa Rica e alunas do 7º A, B e 8º ano A que prestigiaram o evento.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Costa Rica:
1º Lugar: Eduarda da Silva Vieira da Escola Francisco Martins Carrijo, com a receita de strogonoff de legumes;
2º Lugar: Maria Rejane da Silva da Creche Sonho da Vovó Luzia Gomes da Costa, com a receita de frango xadrez;
3º Lugar: Fatima Aparecida da Silva da Escola Fábio Rodrigues Barbosa, com a receite de escondidinho de carne;
4º Lugar: Cícera Aparecida da Silva da Creche Ambrosina Paes Coelho, com a receita de suflê de legumes;
5º Lugar: Juliana da Silva Oliveira da Escola Joaquim Faustino Rosa, com a receita de rocambole de carne moída com legumes.
Comentários