Copa Verde 2022: Diretoria confirma participação do CREC na competição

Durante reunião realizada na noite desta quinta-feira (25), a diretoria do CREC (Costa Rica Esporte Clube) chegou a um consenso e confirmou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a participação do time na Copa Verde 2022. O prazo final da confirmação era até às 12h desta sexta-feira (26).

A 9ª edição da competição vai reunir equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil e do Espírito Santo, era incerta devido ao calendário apertado antes da Copa do Mundo do Catar, que prevê o término de todas as competições até 20 de novembro.

De acordo com o presidente do clube, André Baird, não haverá grandes investimentos para o torneio. O clube deve utilizar jogadores que ainda não foram dispensados e dar oportunidades para atletas da categoria de base. O Costa Rica tem feito uma reformulação no elenco, após a disputa do Campeonato Brasileiro Série D.

A CBF divulgou detalhes da Copa Verde 2022. Ao todo, 24 equipes estão credenciadas para disputar a competição regional deste ano.

O torneio está marcado para começar no dia 25 de outubro. Da primeira fase até às quartas de final, os confrontos serão em jogos únicos. Já nas semifinais e a final, os duelos vão ser de ida e volta.

Critérios e clubes participantes
Critério 1
Ter sido campeão do estadual em 2021 (ou Torneio Seletivo do qual participem ao menos quatro clubes da primeira divisão profissional do campeonato regional) organizado pelas 12 federações filiadas participantes.
Rio Branco (AC)
Trem (AP)
Manaus (AM)
Brasiliense (DF)
Real Noroeste Capixaba (ES)
Grêmio Esportivo Anápolis (GO)
Cuiabá (MT)
Costa Rica (MS)
Paysandu (PA)
Real Ariquemes (RO)
São Raimundo (RR)
Tocantinópolis (TO)
Critério 2
Ter sido vice-campeão estadual em 2021, organizado pelas oito federações melhores ranqueadas no Ranking Nacional de Federações/2022. De acordo com o regulamento do Campeonato Capixaba de 2021, a vaga referente a este critério é destinada ao clube que obteve a primeira colocação no Torneio Seletivo. Ou seja, o Nova Venécia.
Vila Nova (GO)
Operário Várzea-Grandense (MT)
Tuna Luso (PA)
São Raimundo (AM)
Humaitá (AC)
Ceilândia (DF)
Nova Venécia (ES)
Náutico (RR)
Critério 3
Os quatro melhores clubes posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022, filiados às federações participantes. São excluídos os times já classificados através dos critérios anteriores.
Atlético-GO – 16º colocado (RNC)
Goiás – 23º colocado (RNC)
Remo – 42º colocado (RNC)
Luverdense – 60º colocado (RNC)
Formato e datas previstas
A primeira etapa vai contar com os 16 piores clubes posicionados no RNC. Serão oito duelos, em jogo único, classificando oito equipes para a segunda fase. As oitavas e quartas de final serão decididas também em confronto único. Apenas as semifinais e a final serão em jogos de ida e volta.
1ª fase – 25 de outubro
Oitavas de final – 29 de outubro
Quartas de final – 1º de novembro
Semifinais – 5 e 8 de novembro
Final – 12 e 15 de novembro