Diretoras da Rede Municipal de Ensino de Costa Rica participam de formação sobre Plano de Biossegurança
A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Costa Rica, por meio do setor de orientação educacional, realizou entre nos dias 6 e 7 (quarta e quinta-feira), uma formação voltada a diretoras das Escolas Municipais e CEI´s (Centros de Educação Infantil) para a construção do Plano de Biossegurança.
O objetivo do plano é traçar diretrizes para as instituições da Rede Municipal de Ensino visando promover a prevenção e evitar a transmissão de casos de infecção pelo COVID-19 no município, bem como proporcionar um ambiente mais seguro e saudável às crianças, alunos, pais, servidores e colaboradores no retorno as aulas presenciais.
A formação foi aplicada pelas técnicas de orientação escolar Márcia Aparecida da Silva Pereira e Mara Silvia Paes Barbosa, com participação da subsecretária de educação, Angélica Moraes e das coordenadoras pedagógicas, Marilete Gazoni e Elaine Pellet
Conforme a secretária municipal de educação, professora Maria Barbosa, o Plano de Biossegurança visa orientar e capacitar os servidores da Rede Municipal de Ensino por meio de parceria com a Vigilância Sanitária considerando as medidas preventivas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde- OMS, bem como contribuir com as medidas de prevenção, contenção e mitigação instituídas pelas autoridades sanitárias no município.
“Nossas aulas presenciais estão previstas para começarem em 1º de março, para isso, precisamos adotar medidas de prevenção e enfrentamento a serem adotadas por todos, principalmente da comunidade escolar, focando em uma mudança de comportamento individual e coletivo. O Plano de Biossegurança está fundamentado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Governo do Estado de MS e das autoridades sanitárias e de saúde do município” pontuou a secretária.
Em fevereiro, todos os servidores da Rede Municipal de Ensino participarão de um treinamento sobre o Plano de Biossegurança realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. Assessoria
Comentários