Encontro de Primeiras-damas e Secretárias de Assistência Social destaca importância das mulheres no contexto social
Nesta sexta-feira (18), o Sebrae/MS realiza o primeiro Encontro de Primeiras-damas e Secretárias de Assistência Social dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada atualmente em parceria com a Prefeitura de Costa Rica e de outros 21 municípios. Com a proposta de possibilitar o networking e levar conhecimento para essas mulheres que exercem a liderança e fazem a diferença no contexto social e de negócios, foi realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, e reuniu, em média, 80 participantes.
O encontro foi aberto no início da manhã com o pronunciamento do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, que destacou a importância do papel das participantes no processo de desenvolvimento dos municípios e a relevância do trabalho em conjunto. “Acredito que com a força das mulheres dos municípios podemos transformar realidades. Com o importante papel que desempenham, seja na gestão municipal, à frente de negócios ou em outros postos de liderança, elas podem oferecer novas alternativas para mudar a vida da população, por meio do empreendedorismo. Parabéns a todas as mulheres que estão aqui e acreditam nesse trabalho em conjunto com o Sebrae”, ressaltou Mendonça.
A abertura do evento também contou com a participação da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, que passou uma mensagem para o público por meio de um vídeo. “Gostaria de parabenizar o Sebrae pela iniciativa de unir experiências de vários municípios para alavancar projetos de transformação social. Em Mato Grosso do Sul, vocês, primeiras-damas e secretárias, têm uma nobre missão de transformar seus municípios e contribuir para a redução das diferenças sociais. Vocês inspiram e fomentam o engajamento de outras mulheres, sejam nas causas sociais ou no desenvolvimento de negócios. Continuem firmes nessa trajetória”, expôs Michelle.
Para a primeira-dama de Costa Rica, Márcia Alves, o encontro reforça a união entre os municípios e fortalece a rede de Assistência Social.
“Trocamos experiências, conversamos e também ficamos sabendo das ações que estão sendo desenvolvidas em cada região. Foi um momento importante para estreitar laços e torná-los ainda mais fortes em prol do social do nosso Município e também do Estado”, destacou Márcia.
A secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, também participou do evento, que contou com palestras sobre o empreendedorismo como ferramenta para a transformação social. “Iniciativas como esta nos possibilita traçar cada vez mais estratégias para ampliar o alcance das ações de Assistência Social para as pessoas em situação de exclusão social e fragilidade econômica, principalmente incentivando o empreendedorismo entre mulheres e jovens”, avaliou a secretária.
Formação de líderes empreendedores
O Encontro das Primeiras-damas e Secretárias de Assistência Social é uma das iniciativas do eixo “Liderança” – vertente do programa Cidade Empreendedora que tem como propósito promover a formação de líderes que exerçam uma gestão pública empreendedora. Essa foi a primeira ação realizada com o foco no público feminino, porém desde o ano passado, o Sebrae/MS tem feito um trabalho intenso direcionado para os prefeitos e equipes que atuam na administração pública dos municípios que integram o programa.
Uma das iniciativas que fazem essa atuação é a “Mentoria de prefeitos”, onde o Sebrae em Mato Grosso do Sul, de forma inédita no Brasil, oferece aos gestores públicos uma consultoria personalizada. Os gestores públicos são acompanhados por consultores do Sebrae que já foram líderes do executivo com a proposta de ajudá-los a solucionar problemas e implementar boas práticas.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou através do site, basta clicar aqui.
Comentários