Jogos Escolares de Costa Rica destacam-se nas modalidades de Jogos de Mesa e Atletismo

Na última quinta-feira, 09 de maio de 2024, os Jogos Escolares de Costa Rica (JECR) foram o centro das atenções nas modalidades de Jogos de Mesa (Xadrez, Dama, Dominó e Tênis de Mesa) e Atletismo. O evento contou com a participação de mais de 400 alunos de cinco Instituições de Ensino da Rede Municipal, duas Estadual e uma Particular (Coopecri), e registrou a presença de pais e familiares.

Segundo a secretária de Educação, a professora Maria Almeida, os Jogos Escolares são uma oportunidade única para os alunos mostrarem suas habilidades esportivas e para a comunidade conhecer o talento e potencial dos jovens atletas. “É uma grande satisfação poder proporcionar esse momento de integração e valorização do esporte para nossos alunos. Além disso, os Jogos Escolares também contribuem para o desenvolvimento físico e emocional dos estudantes”, ressaltou a secretária.

Os Jogos de Mesa aconteceram na Escola Fábio Rodrigues Barbosa, enquanto o Atletismo foi realizado no Estádio Laertão. A competição contou com diferentes categorias e provas, como corridas de 800, 400 e 150 metros, além das provas de 80 metros e Revezamento 5 X 80. Também foram realizados arremesso de peso, arremesso de disco e lançamento de dardo.

No Xadrez, os vencedores na categoria Infantil Masculino foram: Davi de Oliveira (1º lugar) da Escola Adenocre, Breno (2º lugar) da Escola Santos Dumont e Paulo Henrique (3º lugar) da Escola Fábio. Na categoria Infantil Feminino, Giovana Ribas (1º lugar) da Escola Adenocre, Emanuely (2º lugar) da Escola Santos Dumont e Carolina (3º lugar) da Escola Santos Dumont foram as vencedoras.

Já no Xadrez Mirim Masculino, Eric Gabriel (1º lugar) da Escola Coopecri, Artur Loureiro (2º lugar) da Escola Fábio e Daniel Ricardo (3º lugar) da Escola Fábio foram os destaques. Na categoria Mirim Feminino, Estefany Gomes (1º lugar) da Escola Fábio, Heloisa Santana (2º lugar) da Escola Adenocre e Isabella Rodrigues (3º lugar) da Escola Adenocre foram as vencedoras.

Na modalidade de Dama, os vencedores na categoria Infantil Masculino foram: Mikael Rocha Rodovalho (1º lugar) da Escola Adenocre, Thailon Ryan (2º lugar) da Escola Adenocre e Paulo Neto (3º lugar) da Escola Vale. No Infantil Feminino, Izabela da Silva (1º lugar) da Escola Adenocre, Ana Laura (2º lugar) da Escola Fábio e Nicolly (3º lugar) da Escola Francisco foram as vencedoras.

No Dominó, os destaques na categoria Infantil Masculino foram: Gabriel Souza (1º lugar) da Escola Fábio, Guilherme Eloi (2º lugar) da Escola Santos Dumont e Gustavo Henrique (3º lugar) da Escola Adenocre. No Infantil Feminino, Rafaela Sophya (1º lugar) da Escola Francisco, Ana Julia Gonçalves (2º lugar) da Escola Santos Dumont e Ana Clara (3º lugar) da Escola Fábio foram as melhores.

Na modalidade de Tênis de Mesa, os vencedores na categoria Infantil Masculino foram: José Wilson (1º lugar) da Escola Adenocre, Wember (2º lugar) da Escola Vale e Dayvyson (3º lugar) da Escola Adenocre. No Infantil Feminino, Ana Clara (1º lugar) da Escola Santos Dumont, Emanuely (2º lugar) da Escola Fábio e Mariana (3º lugar) da Escola Adenocre foram as campeãs.

Na categoria Mirim Masculino, Marcos Antonio (1º lugar) da Escola Vale, Arthur Vinicius (2º lugar) da Escola Vale e Joel Caetano (3º lugar) da Escola Santos Dumont foram os destaques. No Mirim Feminino, Kaline (1º lugar) da Escola Vale, Nicole (2º lugar) da Escola Santos Dumont e Aisha (3º lugar) da Escola Fábio foram as vencedoras.

Os Jogos Escolares de Costa Rica tiveram emocionantes competições de atletismo infantil e mirim. Foram disputadas diversas modalidades, como corridas de 80m, 150m, 400m, 800m e 5x80m, além de arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco e salto em distância.

No infantil masculino, Wesley Rodrigues foi o grande destaque ao conquistar o primeiro lugar na corrida de 80 metros, com o tempo de 10’84”. Em segundo lugar ficou Jorge Eduardo, da mesma escola, com 11’07”, seguido por Pedro Henrique, da Escola Adenocre, com 11’53”.

Já no infantil feminino, Emanuella Rodrigues foi a vencedora da corrida de 80 metros, com o tempo de 12’16”. Laura Sofia, da escola Francisco, ficou em segundo lugar, com 12’59”, seguida por Yasmin Liara, da Escola Adenocre, com 13’03”.

Na categoria mirim masculino, Saymon Felipe conquistou o primeiro lugar na corrida de 80 metros, com 12’18”. Laerte Faustino, da escola Fábio, ficou em segundo lugar, com 12’22”, seguido por Arthur Felipe, da escola Joaquim, com 12’81”.

E no mirim feminino, Estefany Gomes foi a vencedora da corrida de 80 metros, com o tempo de 12’22”. Eloiza Vitória, da Escola Adenocre, ficou em segundo lugar, com 13’43”, seguida por Sayen Cristina, da escola Vale, com 13’69”.

Além das corridas, também foram realizadas competições de arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco e salto em distância. Rhudson Thaylon, da escola Fábio, conquistou a primeira colocação no arremesso de peso infantil masculino, com a marca de 7m93cm. No infantil feminino, Maria Eduarda, da escola Vale, foi a vencedora, com a marca de 5m08cm.

Carlos Henrique, da escola Fábio, foi o campeão do lançamento de dardo infantil masculino, com a marca de 18m60cm. Já no feminino, Mariana Guedes, da escola Adenocre, ficou em primeiro lugar, com a marca de 11m78cm.

Gabriel Silva, da escola Fábio, se destacou no lançamento de disco infantil masculino, com a marca de 19m20cm. Valesca, da escola Vale, foi a campeã no lançamento de disco infantil feminino, com a marca de 10m70cm.

No salto em distância, Pedro Henrique, da escola Adenocre, foi o vencedor no infantil masculino, com a marca de 4m46cm. Nicolli da Silva, da escola Francisco, conquistou o primeiro lugar no infantil feminino, com a marca de 3m46cm.

O certame foi um grande sucesso, revelando também, jovens talentos do atletismo e promovendo a prática esportiva entre os estudantes. Parabéns a todos os participantes e vencedores!

Os Jogos Escolares de Costa Rica são uma realização da Prefeitura de Costa Rica, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação) em parceria e apoio com as secretarias de Saúde e Esportes. O evento tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre os estudantes, promover a integração entre as escolas e revelar talentos na área esportiva.