Modernização da MS-306 será um marco no escoamento agrícola de MS
A rodovia MS-306, vital para o escoamento agrícola em Mato Grosso do Sul, recebeu um financiamento de R$ 85,3 milhões para sua recuperação e modernização, conforme publicado no Diário Oficial da União em 27 de dezembro de 2024. O investimento, proveniente do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), será gerido pela Way-306, concessionária da rodovia desde 2020.
Com 219,5 quilômetros, a MS-306 conecta cidades-chave, como Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, facilitando o transporte de grãos e gado, essenciais para a economia local. A diretora da Sudeco, Luciana de Sousa Barros, assegura que o financiamento será liberado conforme um cronograma físico-financeiro rigoroso.
Apesar da aprovação dos novos recursos, o custo total das obras é estimado em R$ 170,7 milhões. Em 2024, a Way-306 já havia aplicado R$ 107 milhões em melhorias, que incluem acostamentos e um contorno viário em Chapadão do Sul, inaugurado em outubro.
Entretanto, a concessão enfrenta desafios. Em março, a Way-306 pediu uma revisão extraordinária do contrato, resultando no adiamento de etapas importantes, como o cercamento de 110 quilômetros e a construção de uma passagem de fauna, com a conclusão prevista somente para 2029.
As melhorias esperadas trarão mais segurança e eficiência para motoristas e caminhoneiros. Além disso, a modernização da rodovia deve encorajar novos investimentos nas cidades próximas, impulsionando o desenvolvimento econômico.
A MS-306 representa um desafio de equilibrar crescimento econômico com infraestrutura de qualidade. O sucesso das obras dependerá da liberação dos recursos e da fiscalização adequada, com a esperança de que a rodovia se torne um exemplo de investimento em infraestrutura no Brasil.
Com 219,5 quilômetros, a MS-306 conecta cidades-chave, como Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, facilitando o transporte de grãos e gado, essenciais para a economia local. A diretora da Sudeco, Luciana de Sousa Barros, assegura que o financiamento será liberado conforme um cronograma físico-financeiro rigoroso.
Apesar da aprovação dos novos recursos, o custo total das obras é estimado em R$ 170,7 milhões. Em 2024, a Way-306 já havia aplicado R$ 107 milhões em melhorias, que incluem acostamentos e um contorno viário em Chapadão do Sul, inaugurado em outubro.
Entretanto, a concessão enfrenta desafios. Em março, a Way-306 pediu uma revisão extraordinária do contrato, resultando no adiamento de etapas importantes, como o cercamento de 110 quilômetros e a construção de uma passagem de fauna, com a conclusão prevista somente para 2029.
As melhorias esperadas trarão mais segurança e eficiência para motoristas e caminhoneiros. Além disso, a modernização da rodovia deve encorajar novos investimentos nas cidades próximas, impulsionando o desenvolvimento econômico.
A MS-306 representa um desafio de equilibrar crescimento econômico com infraestrutura de qualidade. O sucesso das obras dependerá da liberação dos recursos e da fiscalização adequada, com a esperança de que a rodovia se torne um exemplo de investimento em infraestrutura no Brasil.
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