Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Doméstica reúne cerca de 200 homens em Costa Rica
Posse, domínio, inconformismo e ciúmes são os principais sentimentos que motivam a maioria dos casos de violência doméstica praticados contra mulheres por seus companheiros ou ex-companheiros. Com objetivo de descontruir este tipo de comportamento, o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizou nesta quarta-feira (1º) uma palestra inédita voltada especialmente para homens. A iniciativa faz parte das ações do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Doméstica e reuniu cerca de 200 participantes no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação).
O Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres tem como objetivo prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, por meio de uma mudança cultural, a partir da disseminação de atitudes inclusivas de igualdade, da prática de valores ético, de irrestrito respeito às diversidades de gênero e da valorização da cultura da paz.
O evento foi aberto oficialmente pela secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres e primeira-dama, Márcia Alves, que ressaltou a importância de desenvolver um trabalho preventivo junto ao público masculino e relembrou o número alarmante de vítimas.
“Hoje reunimos neste auditório maridos, namorados, pais, irmãos e filhos que por sua natureza possuem o instinto de proteger suas famílias. Nós não estamos aqui para levantar uma bandeira contra os homens, afinal nem todo homem é um agressor, estamos aqui para levantar a bandeira contra a violência e o feminicídio. Pedimos que reflitam e levem essa pauta para as rodas de conversas com amigos do trabalho e do futebol e em todas as oportunidades que tiverem, para que assim possamos nos unir cada vez mais no combate a este tipo de crime que acaba se tornando uma tragédia, acometendo tantas mulheres e é praticado normalmente pelo próprio companheiro que diz amá-las”, disse ela.
O juiz de direito da 1ª Vara da Comarca de Costa Rica, Francisco Solimam, participou do evento com a palestra “ Violência doméstica e familiar contra a mulher, uma conversa de homem para homem” e ressaltou a relevância da ação. “Esta é uma importante iniciativa realizada pelo Executivo Municipal. Toda ação relacionada à violência doméstica pressupõe orientação às mulheres, aos homens e ao poder público visando que todos atuem conjuntamente para que possamos erradicar ou pelo menos diminuir os altos índices de violência doméstica que ocorrem em todo estado, inclusive em Costa Rica”, frisou o juiz.
A rodada de palestras também contou com a participação do prefeito e delegado, Cleverson Alves dos Santos, que destacou a importância do respeito mútuo entre as pessoas e compartilhou com o público histórias reais e vivências presenciadas durante a própria infância.
“É inadmissível que alguém que deveria proteger acabe se tornando o próprio temor. A violência é um mal que assola diversos lares brasileiros, sendo que 95% dos feminicídios em MS ocorrem no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma realidade que presenciei durante minha infância e sonho que chegue o dia em que não seja mais necessário estarmos aqui discutindo sobre violência e feminicídio”, completou o prefeito.
Também participaram do evento a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; o delegado de Polícia Civil, Caique Dukati; a titular da 2ª Vara Cível de Costa Rica, juíza Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini; vereadores, secretários e subsecretários municipais, líderes religiosos, servidores públicos, comerciantes, empresários, entre outras autoridades civis e militares.
Comentários