Poder Público prestigia a inauguração da nova Sede da 16ª Subseção da OAB/MS Costa Rica
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, juntamente com o procurador-geral, Rogério Coelho e representantes do Legislativo, entre eles, a presidente da Câmara, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, Evaldo Paulino Garcia, Lucas Lázaro Gerolomo e Rosângela Marçal Paes, bem como os magistrados do Judiciário, presentes, o Juiz de Direito da 1ª Vara Cível e Criminal de Costa Rica, Francisco Soliman e a juíza da 2ª Vara, Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini, prestigiaram na manhã da última sexta-feira (3), a inauguração da Sede própria da 16ª OAB/MS (Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul). A solenidade contou com a presença das diretorias da entidade, CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados), conselheiros federais e estaduais e operadores do direito de toda região.
Com área construída de aproximadamente 200 m² e um orçamento em torno de R$ 300 mil, em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Costa Rica, a obra foi edificada em tempo recorde, em apenas 120 dias. O estilo moderno na arquitetura privilegia o simples e a função social da obra. A nova sede conta com uma sala de atendimento, um escritório compartilhado, sala de reuniões, sala da presidência, cozinha, banheiros, além de um espaço multiuso.
A mesa diretora foi composta pelo presidente da OAB/MS Bitto Pereira, secretária-adjunta Janine Delgado, presidente da CAAMS Marco Aurélio de Oliveira, presidente da 16ª Subseção da OAB/MS Rafael Schiavanato Canova, vice-presidente da Subseção Roberto Rodrigues, secretário-geral João Matheus de Souza, secretária-geral adjunta da Subseção Patrícia Alves Lopes, delegada da CAAMS da Subseção Renata Silva Venturini Carrijo, coordenador local da ESA (Escola Superior de Advocacia Nacional) Lucas Eduardo Dias de Souza, conselheiro federal e membro honorário Vitalício Mansour Elias Karmouche, conselheiros estaduais José Armando Amado, Marcio Ricardo Gardiano Rodrigues, Heitor Miranda, Valéria de Araújo.
Na solenidade também o ex-presidente da OAB/MS 16ª Subseção Adriano Martins da Silva, prefeito municipal Cleverson Alves dos Santos, vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral e o juiz de direito da 1ª Vara Cível e Criminal de Costa Rica Francisco Soliman. Presente na ocasião o 1º presidente da Subseção Costa Rica, Vilton Divino Amaral.
O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, saudou a todos e parabenizou a gestão de Costa Rica. “Nosso objetivo é e sempre será trabalhar em prol da advocacia, como fez o nosso membro honorário vitalício, eterno presidente Mansour Karmouche, e o José Armando, que foi presidente da Caixa, na gestão em que essa Sede foi construída e agora está sendo inaugurada. Meus parabéns por essa tão linda obra, construída em 120 dias, que agora é entregue à advocacia de Costa Rica”.
Bitto Pereira também relembrou os trabalhos realizados em 100 dias de gestão. “Nós fizemos um compromisso com a advocacia que nós estaríamos em todas as Subseções e nós estamos fazendo isso. Em 100 dias úteis da gestão, temos ⅓ das Subseções visitadas. Porque nosso objetivo nunca foi ficar apenas no nosso gabinete, mas ouvir as demandas de toda advocacia”.
Conselheiro federal e membro honorário vitalício, Mansour Elias Karmouche, reiterou a união da Diretoria e do Conselho nos avanços da OAB/MS. “A nossa função é o aprimoramento das instituições, este é o nosso papel, e quando a gente faz uma crítica, é para construir. E se a OAB/MS, hoje, se destaca no cenário nacional foi justamente por esta união de esforços, que nós conseguimos levar para sociedade. Então só temos que agradecer a todos vocês, porque esta é uma obra coletiva”.
O presidente da Subseção de Costa Rica, Rafael Schiavinato Canova, cumprimentou e agradeceu o apoio da Diretoria e dos Conselheiros para a construção da nova sede. “É uma grande honra representar a OAB de Costa Rica neste momento ímpar, da concretização de um sonho para as advogadas e advogados e a toda população de Costa Rica. É especial. Vamos poder ofertar um atendimento personalizado, individualizado para os jurisdicionados de Costa Rica, para todos os advogados com conforto, toda tecnologia. Aqui nós vamos estar muito melhor amparados e representados como todo advogado e toda população merece. É com imensa alegria que compartilho com todos a satisfação e orgulho de ser advogado em Costa Rica, e no Estado do Mato Grosso do Sul”.
Conselheiro estadual Márcio Rodrigo G. Rodrigues reforçou a participação de todas as autoridades ao longo dos anos para a concretização da Sede. “A conclusão desse sonho é, portanto, um esforço coletivo de todos os ex-presidentes desta subseção, seus diretores, membros e de sua classe política organizada. Foram nada menos que 15 anos e 4 meses de luta ininterrupta, desde o protocolo da planta base, de união total, inclusive de adversários políticos partidários locais, que a despeito dessa peculiaridade, mantiveram o terreno em nome da OAB, fato que por si, demonstra a maturidade e a força destes advogados e advogadas bem como da comunidade que ela representa, para que aqui pudéssemos hoje comemorar este tão importante feito”.
O conselheiro estadual e ex-presidente da CAAMS, José Armando destacou a importância da criação da nova sede da Subseção. “Nós começamos a fazer este projeto pensando na forma de renda para as subseções. Esta sede conta com uma sala de atendimento, um escritório compartilhado, sala de reuniões, sala da presidência, cozinha, banheiros, além de um espaço multiuso. E no mais, eu queria dizer que compromisso feito é compromisso cumprido”.
Caravana das Prerrogativas:
Costa Rica é a 10ª Subseção visitada pela Diretoria em 100 dias úteis de gestão
A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, o Conselho Federal e Seccional ouviram a advocacia de Costa Rica, na tarde da última sexta-feira (3). Foi a 10ª Subseção visitada pela OAB/MS em 100 dias úteis de gestão.
O presidente Bitto Pereira e a secretária-adjunta Janine Delgado, acompanhados do conselheiro federal Mansour Elias Karmouche, conselheiros estaduais Heitor Miranda Guimarães, José Armando, Marcio Ricardo G. Rodrigues e Valéria Araújo, bem como o presidente Raphael Schiavinato Canova, o ex-presidente Adriano Martins e o presidente da Subseção Coxim Rafael Garcia de Morais Lemos, ouviram as demandas da cidade.
Bitto Pereira deu início aos trabalhos da Caravana destacando sua importância. “Hoje completamos 100 dias úteis de gestão. Nossa bandeira é as prerrogativas. Nosso intuito é ouvir cada advogado, é visitar a advocacia onde ela está e ela está em todo esse Estado. A Caravana ouve toda a advocacia, leva as autoridades e órgãos competentes e dá uma devolutiva ao presidente da Subseção. Mas a Caravana não acontece só aqui, é perene, temos uma Comissão que está sempre disponível para ouvir qualquer problema que ocorra”.
Dentre as demandas da advocacia local, dificuldades na CPE, no acesso a inquérito, demora no atendimento e falta de servidores na execução penal, e outras.
Comentários