Foto: Paulo H. Carvalho - Agência Brasil

Policia Militar de Costa Rica prende possível autor de violência doméstica, na noite de quarta-feira dia 26.

A Polícia Militar de Costa Rica foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica, com lesão corporal dolosa, Rua Guilherme Rodrigues Menezes, ao chegar no local informado os policiais encontraram o autor, masculino 40 anos, sentado na calçada.

A vítima, Feminino, 44 anos, relatou que foi agredida por seu marido, após ele ter ingerido bebida alcoólica e a ter desferido socos contra o rosto dela.
O autor recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de polícia junto à vítima para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

X vermelho

A lei estasbelece ainda o programa de cooperação Sinal Vermelho, com a adoção do X vermelho na palma das mãos, como um sinal silencioso de alerta de agressão contra a mulher. A ideia é que, ao perceber esse sinal na mão de uma mulher, qualquer pessoa possa procurar a polícia para identificar o agressor.

A nova legislação prevê ainda a integração entre os Poderes Executivo e Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os órgãos de Segurança Pública e entidades e empresas privadas para a promoção e a realização das atividades previstas, que deverão empreender campanhas informativas “a fim de viabilizar a assistência às vítimas”, além de possibilitar a capacitação permanente dos profissionais envolvidos.

Dados

Desde o início da pandemia da covid-19, os índices de feminicídio cresceram 22,2% em comparação com os meses de março e abril de 2019. Os dados foram publicados em maio do ano de 2021 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.