Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre doenças endêmicas, hídricas e alimentares
Profissionais da saúde da Vigilância Epidemiológica, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias e representantes do Sindicato Rural de Costa Rica participaram de uma capacitação sobre doenças endêmicas, hídricas e alimentares promovida pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. O encontro, que está inserido na programação da visita técnica realizada pela Vigilância Epidemiológica de Saúde de Mato Grosso do Sul, foi realizado na manhã desta quinta-feira (4) no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação).
Na oportunidade, a gerente técnica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, ministrou a capacitação sobe “Fluxo toxoplasmose, brucelose e cisticercose”. Já a gerente técnica de Doenças Endêmicas, Jéssica Klener, fez a capacitação sobre “Fluxo de arbovirose”.
Para o vice-prefeito, Roni Cota, que também acompanhou as palestras, “a capacitação dos nossos servidores é imprescindível para promover cada vez mais melhorias no atendimento à população, além disso essa capacitação e investigação de surtos é um dos fatores mais importantes da vigilância em saúde do país”, pontuou ele.
Os participantes também se reuniram com a responsável estadual do SISLOGLAB (Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais), Luciene Vaz. Durante a tarde a profissional também realizou uma capacitação sobre o sistema, voltada a enfermeiros (as) da Atenção Básica.
Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo dos Santos, conteúdo ministrado será de grande valia para o dia-a-dia da equipe de saúde, visando melhoria no atendimento à população.
“Através do encontro foi possível criar uma consciência crítica nos profissionais que prestam serviços de saúde da necessidade de fortalecimento do sistema de vigilância das doenças relacionadas às questões hídricas e alimentares, além de um importante treinamento sobre a utilização do sistema Sisloglab”, completa o secretário.
Comentários