Saúde de Costa Rica inicia na segunda-feira (22), Arrastão de Limpeza de Combate ao Aedes aegypti
As equipes de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde iniciam na próxima segunda-feira, 22 de outubro de 2018, mais um Arrastão de Limpeza na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Caminhões e as equipes vão passar em frente as residências recolhendo todo material e entulhos que poderiam facilitar o aumento de criadouros para as larvas do Aedes aegypti, bem como de animais peçonhentos.
Nesta primeira etapa além da limpeza, as pessoas estão sendo orientadas, até? mesmo em questão da geração de resíduos da construção civil que e? de responsabilidade do gerador.
Neste primeiro momento e? a limpeza e orientação, caso a pessoa insista em jogar lixo será? notificada e por último lançaremos a multa”, explicou o coordenador do Controle de Vetores, Geando Almeida dos Santos.
O coordenador esclarece ainda que durante o arrastão moradores que estiverem com grande acúmulo de lixo em seus quintais serão notificados, de acordo com a Lei Municipal N° 1.232, de 08 de maio de 2015. “Desta forma alerto que todos os proprietários que forem reincidentes sera?o encaminhados ao Ministério Público Estadual”, disse.
Nosso pedido e? para população colaborar e não jogar o lixo em via pública”, complementou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
A secretária de Saúde Adriana Tobal pede que os moradores “abram as portas” para os agentes de combate a endemias, que estão devidamente identificados, para que eles possam realizar a limpeza dos quintais e assim recolher possíveis objetos (lixos) que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“Mais um ano que o Governo de Municipal realiza o arrastão para o combate ao mosquito Aedes aegypti, e mais uma vez viemos pedir que a população também faça a sua parte cuidando do seu quintal, pois dessa forma conseguiremos ter sucesso na nossa ac?a?o e assim registramos menos casos de dengue na cidade”, enfatizou a secretária de Saúde Adriana Tobal que complementou: “nossa meta e? reduzir ainda mais o índice de infestação do Aedes aegypti para abaixo de 1% e com isso diminuirmos o risco de termos casos de dengue, chicungunya e zika vi?rus”, falou Adriana Tobal ao finalizar que a Secretaria de Saúde atendendo ao pedido do prefeito Waldeli estará? realizando ainda a limpeza em todas as saídas da cidade.
Comentários