IBGE apresenta resultados preliminares do Censo Agro a autoridades municipais

Na tarde de quarta-feira (20), o prefeito Aluizio São José, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Henrique Ferreira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Vladimir Ferreira, estiveram na Agraer de Coxim para assistirem a apresentação dos resultados preliminares do Censo Agro 2017.

O Censo Agro é uma importante ferramenta de gestão de informação desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.

Na ocasião, as autoridades estavam acompanhadas de João Bosco Teixeira e Oscar Serrou Camy, servidores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Coxim; Jairo Antonio de Queiroz, gerente regional do IBGE; e Amanda Albrecht, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Coxim.

Os dados foram levantados em trabalho de campo realizado entre 01/10/2017 e 28/02/2018. A comissão municipal teve participação de membros da Agraer, Prefeitura, Câmara Municipal, Iagro, Sindicato Rural, CREAS, Sebrae, entre outros representantes da sociedade.

A apresentação, feita por Elenice Cristaldo Cano, coordenadora da Comissão das Comissões Municipais de Geografia e Estatística do IBGE/MS, revela que o município de Coxim tem 1.033 estabelecimentos agropecuários, dos quais 57% são pastagens plantadas, 16% são pastagens naturais e 22% são matas e reservas legais.

O município de Coxim tem em culturas temporárias, aproximadamente, 3.400 hectares de soja, 134 hectares de mandioca, 1.570 hectares de milho em grão, 41 hectares de cana forrageira, 22 hectares de cana-de-açúcar, 14 hectares de abacaxi, 8 hectares de melancia e 5 hectares de abóbora, moranga e jerimum.

Em culturas permanentes no município de Coxim, o estudo destaca: 32 hectares de banana, 5 hectares de limão, 1,5 hectare de laranja, 1,5 hectare de tangerina, 0,5 hectare de maracujá e 50 pés colhidos de goiaba.

Os principais rebanhos pecuários, na data de referência de 30/09/2017 eram: 422.812 bovinos, 4.410 ovinos, 8.010 suínos e 35.452 galináceos.

Elenice Cristaldo, responsável pela apresentação dos dados, explica que a coleta de dados ainda não acabou: “Estamos finalizando a etapa de coleta e supervisão dos estabelecimentos agropecuários. Percorremos todos eles. Agora estamos fazendo a análise das informações e buscando os produtores que não foram encontrados pela equipe de recenseadores. Precisamos dessa informações para finalizar a coleta do Censo Agro, pois a partir dele vamos poder traçar um perfil desse setor para  a economia do país. Coxim tem forte expressão na economia do Estado e com esses dados vai poder investir melhor recursos no setor e atrair mais investimentos”.

[Alternative text]
Fonte:Coxim MS