...

Em tempos de disputa pela prefeitura das cidades de todo o Brasil, em Mato Grosso do Sul dois municípios não sentem o clima de competição no ar. Com apenas um candidato aprovado em convenção, Japorã e Alcinópolis só precisam do voto do próprio candidato para serem eleitos.

No Brasil, são mais de 106 cidades que passam por essa mesma situação. Onde os estados do , Minas Gerais e Paraná lideram o ranking na quantidade de municípios com um único candidato a prefeito. Os dados são de um levantamento realizado pelo G1, com base no repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Nesse levantamento, há município com até 25 mil eleitores, como é o caso de Pimenta Bueno, em Rondônia. A falta de concorrentes, implica em um resultado fácil de se prever, com apenas um único voto, o candidato consegue ser eleito.

Alcinópolis, cidade distante 313,4 quilômetros de Campo Grande, conta com apenas um candidato. Dalmy Crisótomo (), atual prefeito, disputa sozinho a reeleição. A cidade conta com 3.502 eleitores vinculados à 38ª Zona Eleitoral, conforme dados do  (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Já em Japorã, cidade distante 466,6 quilômetros de Campo Grande, o atual prefeito também disputa sozinho a sua reeleição, mas é sua primeira eleição tradicional dele para prefeito.

Em dezembro de 2019, o prefeito do mandato atual foi cassado junto com a vice-prefeita e uma vereadora. Por conta disso, Paulão Franjotti (PL) passou por uma eleição suplementar, onde também foi candidato único e se tornou então o atual prefeito do município. Japorã atualmente conta com 5.696 eleitores aptos para votar nessas eleições. fonte midiamax