Apiário do Município de Camapuã recebeu selo de inspeção do COINTA
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agronegócio, juntamente com o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) entregou apiário Luz da manhã o título de registro do serviço de inspeção de produtos de origem animal. O registro concedido pelo consórcio habilita a empresa a comercializar os seus produtos dentro de perímetro dos 12 municípios integrantes do COINTA.
Para o Prefeito Manoel Nery a concessão deste registro para os produtores de Camapuã é motivo de orgulho e satisfação, “Ver os produtos produzidos em nossa região serem comercializados em outros municípios é motivo de grande alegria. Esse é o papel de incentivo e contribuição que a administração pública tem que desempenhar e nós estamos aqui para proporcionar ao produtor o auxílio necessário, basta procurar a Secretaria de Agronegócio,” afirmou o Prefeito.
Os proprietários do apiário Onildo Zanquet e Severino Antônio da Silva realizam o beneficiamento de mel de abelha. A fábrica contou com investimentos de R$ 250 mil reais, emprega 10 funcionários e está produzido cerca de 10 toneladas de mel a cada safra, que vai de setembro a novembro. A produção hoje se concentra em aproximadamente 400 caixas onde as colmeias estão instaladas, a meta dos empresários é alcançar a quantidade de 1 mil caixas de produção.
Segundo o Secretário Giovani Rocha essa expansão será importante para o setor. “Com esse aumento possibilita que novos produtores possam estar ingressando na atividade de apicultura. Os interessados podem estar nos procurando na Secretaria que fica localizada no Paço municipal”, disse Giovani.
A comercialização do Divino Mel, nome dado ao produto envazado pela indústria já era realizada no município, por meio do selo de inspeção municipal (SIM) e, agora com o selo do COINTA o mercado se abre e o produto pode ser exposto nas prateleiras de vários estabelecimentos comerciais nos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. Assessoria
Comentários