Associação dos Sindicatos Rurais da região Norte discutem aplicação de recursos do Fundersul considerada modelo, Figueirão apresentou sua estratégia.

A associação dos Sindicatos Rurais da região Norte, composta por treze sindicatos rurais, se reuniu no ultimo sábado, dia 14 de abril. Na pauta, especial atenção para o tema infraestrutura, principalmente no que diz respeito as estradas vicinais e estaduais, e inúmeras reclamações.

O município de Figueirão é modelo na aplicação dos recursos do Fundersul, segundo explicou o Prefeito Rogério Rosalin. No município, os recursos do Fundersul são aplicados exclusivamente nas estradas rurais e na construção ou reforma de mata-burros, e também na construção ou reforma de pontes. “Em 2017 arrecadamos 980 mil reais e recuperamos 620 quilômetros de estradas rurais entre patrolamento, cascalhamento, caixas secas, limpezas e construímos quatro novas pontes e reformamos outras onze, e também instalamos mais de 24 mata-burros de concreto. A transparência, na opinião de Rosalin, é o principal item a ser copiado do modelo utilizado pela sua administração. Como prefeito, observei aos presidentes na reunião, que o recurso existe e tem como ser aplicado de forma a atender as demandas vindas do setor produtivo. “O produtor precisa de estrada para escoar sua produção e é obrigação de nós, administradores de municípios, gestores de sindicatos, que tem a base de sua economia a pecuária e a agricultura, garantir sua utilização plena e satisfatória”, completou.

O futuro dos Sindicatos Rurais com o fim da contribuição obrigatória, o manifesto em Brasília para o fim das cobranças do Funrural e o calendário de reuniões da Regional e as Eleições da Famasul.

Além do Prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, participaram das discussões os presidentes e Diretores dos Sindicatos de Figueirão, Costa Rica, Alcinópolis, Rio Verde, Coxim e Camapuã e vereadores de Figueirão. Sobre a Regional – Com o objetivo de construir estratégias para buscar soluções e fortalecer ações para as demandas e melhorias do agronegócio local, surgiu a união dos Sindicatos da Região Norte de Mato Grosso do Sul. O grupo que possui participação de treze Sindicatos da Região teve início em 2013 com a iniciativa do Sindicato Rural de Rio Verde. Desde então foram 50 ofícios emitidos a diversos órgãos, entidades e lideranças do agronegócio, entre eles o Governo do Estado e a Famasul.