Balneário é autuado em R$ 180 mil por crimes ambientais em área de preservação
A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou, nesta quinta-feira (18), o balneário Bosque das Águas, localizado em Bonito, a 297 km da Capital, em R$ 180 mil devido a diversas infrações ambientais ocorridas durante o feriado de final de ano. O atrativo turístico fica às margens do Rio Formoso, próximo a uma APP (Área de Preservação Permanente).
De acordo com a PMA, as principais irregularidades estão relacionadas ao desrespeito ao limite máximo de acesso de pessoas ao empreendimento, que resultaram em condutas poluidoras e degradantes na APP.
Entre as infrações identificadas, os agentes da PMA notaram o pisoteamento na vegetação dentro da APP e o acesso de turistas ao Rio Formoso pelas margens, que causaram danos à área de preservação.
Às margens do Rio Formoso, foram encontradas garrafas de vidro, latas e alimentos, poluição sonora, pisoteio em cachoeiras, desrespeito à capacidade máxima de lotação, desrespeito ao limite máximo de veículos na área.
Também foi constatada a ausência de placas de advertência e proibição de degradação ambiental, além da ampliação não autorizada das atividades e infraestrutura, e extração de vegetação em APP paralela à calha do Rio Formoso.
De acordo com a PMA, o proprietário negligenciou as exigências legais ou regulamentares para regularização, correção ou adoção de medidas de controle, mesmo ciente da existência de passivo ambiental a ser recuperado.
A reportagem procurou a direção do balneário para obter informações sobre possíveis medidas de conservação e prevenção de novas infrações ambientais. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve resposta. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Reforço – Em nota, a PMA de Bonito afirmou que as operações de fiscalização continuarão intensas ao longo do ano, com ênfase nos feriados prolongados, incluindo o período de Carnaval. “Sempre intensificamos a fiscalização nessas datas. No entanto, desta vez, daremos exatamente esse enfoque”, esclareceu a assessoria da PMA. fonte campograndenews
Comentários