Com 6 feminicídios só em 2023, MS recebe ministra Cida Gonçalves para audiência pública sobre o tema
Para debater a violência contra as mulheres e mobilizar sociedade e poder público a respeito do tema, a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, vem a Mato Grosso do Sul nesta semana.
O principal evento da agenda é a audiência pública “Violência contra as Mulheres e o Feminícidio em MS: todas e todos no combate à misoginia”, articulado pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) e que acontece na quinta-feira (30) às 14h no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Na sexta-feira (31), Cida Gonçalves se reúne com as gestoras dos municípios de MS para discutir articulações políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres, inaugura a unidade do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) na Casa da Mulher Brasileira e realiza visita técnica na nova sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
Para a deputada federal Camila Jara (PT), única mulher da bancada federal de Mato Grosso do Sul e militante dos direitos das mulheres, a visita da ministra Cida Gonçalves reafirma a seriedade com que o Governo Federal tem tratado os problemas do país. “Para solucionar os problemas, é preciso conhecer os problemas, ir até o local, ouvir as pessoas. Junto com os movimentos indígenas, articulamos a visita da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que esteve no estado há poucos dias, visitou as regiões de conflito e propôs soluções. Agora receberemos a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que tem vasta experiência no assunto e com certeza vai somar muito para o enfrentamento desse problema tão latente na sociedade sul-mato-grossense, que é a violência contra as mulheres”, declarou a parlamentar.
Sobre Cida Gonçalves
Especialista em gênero e violência contra mulher, Cida atuou como assessora técnica e política da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, atuou também como assessora da Coordenadoria de Atendimento à Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social, Cidadania e Trabalho na gestão do então governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.
Entre 2003 e 2012, atuou como secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Comentários