Coxim-MS: Almir Sater e Chalana de Prata fazem show memorável na Terra do Pé-de-Cedro

Coxim-MS: “Uma noite linda, muito especial”, assim o cantor, compositor e instrumentista Almir Sater definiu o show realizado por ele em comemoração aos 120 anos de Coxim e aos 40 anos de Mato Grosso do Sul, realizado na terça-feira (10), véspera de aniversário de Coxim, pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Quem esquentou o público estimado em 3 mil pessoas no cruzamento da rua Coronel Mariano esquina com a Avenida Virgínia Ferreira foi o grupo Chalana de Prata, formado por grandes nomes da música regional: Paulo Simões, Celito Espíndola, Guilherme Rondon e Dino Rocha. O grupo estava acompanhado de sua banda de apoio, formada por Gilson Espindola (violão e voz), Zé Vital (bateria) e Tião Cesar (sanfona).

A participação especial de Lígia Mourão, filha de Zacarias Mourão, autor de Pé-de-Cedro, deu um tom a mais ao espetáculo, preparando o público para cantar em uníssono com a principal atração da noite alguns de seus maiores sucessos como “Trem do Pantanal” e o recente “Serra de Maracaju”.

Almir e sua banda alternavam, entre sucessos instrumentais e cantados, enquanto lá embaixo o público dançava animado e vibrava a cada acorde musical. Pais, avós e crianças e grupos de jovens curtiram o show com muita tranquilidade, garantida pelo policiamento do 5o Batalhão de Polícia Militar.

Celito Espíndola, do grupo Chalana de Prata, elogiou: “É muito gratificante ver o desenvolvimento de Coxim ao longo dos anos. Tenho visitado a cidade periodicamente visitando amigos e fico feliz em ver como estão cuidando muito bem dela”. Paulo Simões disse da grata satisfação de conhecer um prefeito jovem e visionário, cheio de disposição e com olhar cuidadoso à cidade.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, foi um momento histórico, comemorar 120 anos de Coxim ao som de tantos músicos qualificados.

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, parabenizou Coxim: “É uma cidade referencial para a cultura de nosso Estado, berço de Zacarias Mourão, que nos tornou conhecidos nacionalmente em uma época em que não tínhamos uma comunicação tão veloz como a era digital. Tenho muito carinho por Coxim e por tudo o que o município representa em nossa idade cultural sul-mato-grossense”.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, agradeceu o presente e disse estar muito feliz em ver o envolvimento da população no aniversário da cidade: “Foi um show memorável, à altura do que queremos para o povo de Coxim”, disse ele referindo-se à qualidade e a estrutura do conjunto (palco, luzes, som, artistas de primeira grandeza), que contribuíram imensamente para o espetáculo fosse grandioso.

Durante sua visita a Coxim, Almir Sater recebeu ilustrações a lápis de artista plástico local Gildo Rodrigues, além da visita do poeta Geraldo Mochi, concedendo também entrevista coletiva à imprensa local e recebendo o público ao final do espetáculo em seu camarim.