CPI aprova convocação de ex-árbitro suspeito de cobrar propina após interferência em jogo do Carioca
A CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas aprovou a convocação do ex-árbitro Glauber do Amaral Cunha, suspeito de cobrar propina por suposta interferência no resultado de uma partida da terceira divisão do Campeonato Carioca, para que ele preste ‘informações sobre suspeitas de manipulação’. A informação é do jornal O Globo.
A data para que Glauber seja ouvido ainda não foi marcada. A participação dele, obrigatória, será em sessão aberta. A comissão também aprovou os convites para ouvir os árbitros Raphael Claus e Daiane Muniz, ofendida pelo técnico do Vasco, Ramón Diaz, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.
Os convites para que os árbitros sejam ouvidos foram apresentados pelo presidente da CPI, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). O parlamentar afirma que Raphael e Daiane foram escalados, juntos, para 11 jogos dentre as 38 rodadas do Brasileirão de 2023.
Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), testemunhas convocadas para esclarecimentos em CPIs são obrigadas a comparecer, com a possibilidade de se manterem em silêncio.
Para convidados, a participação é opcional. Investigados têm o direito de não comparecer à comissão.
Na próxima sexta-feira, 29, os parlamentares ouvem Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Hélio Santos Menezes Junior, Diretor de Governança e Conformidade da CBF, e Eduardo Gussem, Oficial de Integridade da CBF.
fonte: reação terra
Comentários