Depois de 2 dias em pane, sistema do Detran-MS é normalizado
A pane que atingiu o sistema do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) desde terça-feira chegou ao fim no fim da tarde de quinta-feira(21). O sistema é responsável por serviços relacionados ao registro, emplacamento e liberação de veículos. Cerca de 6 mil pessoas ficaram sem atendimento em Mato Grosso do Sul neste período.
Diante do problema, o órgão antecipou que anulará multas e prorrogará prazos para contribuintes prejudicados pela falha.
Segundo Robson Roberto Alencar, diretor de Tecnologia do Detran-MS, a pane atingiu o SNG (Sistema Nacional de Gravame), uma base com dados de veículos de todo o Brasil que é usado em serviços como emissão de documentos, emplacamento, transferências, alienações, desalienações e liberação de veículos para o pátio do órgão.
Ele disse que os serviços têm demanda média de 2 mil atendimentos por dia no Estado, sendo 900 somente em Campo Grande.
O SNG é operado pela B3, empresa terceirizada com sede em São Paulo. Alencar explicou hoje que o sistema registrou queda em todo o Brasil na terça-feira, paralisando os serviços em todos os Detrans. Após contatos dos órgãos, as conexões foram restabelecidas, com exceção da destinada ao Detran-MS.
Diante da “estranheza”, como salientou o diretor de Tecnologia, foram feitos novos contatos, até que a B3 realizou um novo diagnóstico e supôs que o problema esteja nos equipamentos que viabilizam as conexões para troca de dados. Parte dos aparelhos está em Mato Grosso do Sul e outra em São Paulo.
O Detran-MS notificou a B3 via departamento jurídico cobrando providências. Contudo, a empresa informou que também acionou os fabricantes dos aparelhos para solicitar reparos ou substituições. A expectativa é de que os sistemas sejam restabelecidos nesta quinta-feira, porém, caso isso não ocorra, outras soluções para o impasse também foram requisitadas para permitir o acesso ao banco de informações.
Fonte:Campo Grande News
Comentários