Escola Miranda (Foto: SED)

Estudantes da Rede Estadual deverão apresentar comprovante de vacinas no dia da matrícula

Alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul deverão comprovar as vacinas em dia para efetivar a matrícula nas escolas do Estado. A resolução que estabelece a apresentação da DVA (Declaração de Vacinação Atualizada) foi publicada nesta quinta-feira (7) no DOE (Diário Oficial do Estado).

A medida busca garantir a proteção e promoção à saúde, seguindo a recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que orientou as escolas, tanto públicas quanto privadas, a solicitarem o comprovante de vacina atualizado no momento das matrículas dos estudantes.

Nos últimos cinco anos, o Estado tem enfrentado uma queda nas coberturas vacinais para os imunizantes de rotina do Calendário Vacinal Nacional, o que contribui para o aumento do risco de reintrodução de doenças como sarampo, rubéola, coqueluche e poliomielite. Assim, a resolução surge como uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal em MS.

Conforme a resolução da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ao invés de apresentarem a caderneta de vacinação, os responsáveis pelos estudantes devem fornecer uma declaração de vacinação atualizada durante a matrícula. Esse documento pode ser obtido em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família).

Na ausência do comprovante, o responsável será notificado e terá o prazo máximo de 30 dias para solicitar o documento na UBS e entregá-lo na Unidade Educacional.

Vacinas seguem disponível no SUS
As vacinas de rotina assim como o imunizante contra Covid-19 seguem disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) para toda a população. Os adultos maiores de 18 anos que receberam duas doses da vacina de Covid podem receber a dose de reforço da vacina bivalente.

Nas unidades de saúde, é possível fazer a atualização da caderneta de vacinação. Em Campo Grande, a vacina segue disponível em dezenas de unidades de saúde. fonte midiamax