Frigoríficos são as empresas com maior número de acidentes de trabalho em MS

Com 513 casos de acidentes de trabalho registrados em 2017, empresas do setor frigorífico têm o maior número de ocorrências somadas em Mato Grosso do Sul. A Marfrig integra o ranking com 364 acidentes, a JBS com 116 casos, a Seara tem registro de 69 casos e a Cooperativa Central Aurora Alimentos, com 64 ocorrências.

Os dados são de levantamento feito pelo CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). As outras empresas que mais notificam acidentes no ambiente profissional são: CG Solurb, Santa Casa de Campo Grande, Adecoagro Vale do Ivinhema, Correios, Biosev e o Município de Campo Grande.

De acordo com levantamento, foram notificados 7830 casos no estado e Campo Grande é a cidade com maior número de ocorrências, com 2977 acidentes de trabalho. O Jornal Midiamax solicitou informações a todas as empresas que integram a lista e aguarda posicionamento.

Em Campo Grande, a CG Solurb Soluções Ambientais lidera a lista das empresas com maior número de notificações de acidentes de trabalho, com 276 casos de acidentes na empresa. Em vistoria técnica realizada na Santa Casa nesta segunda-feira (2), o Juiz do Trabalho Márcio Alexandre Silva afirma que uma das medidas a serem realizadas no Abril Verde é a conscientização da população.

Segundo ele, muitos dos acidentes que acontecem no setor de coleta de lixo se deve ao descarte inadequado de objetos cortantes, por exemplo. O Abril Verde é uma campanha nacional para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O juiz explica que o fato do município de Campo Grande estar entre os dez empregadores com maior número de acidentes de trabalho chama a atenção. Segundo ele, dos 61 acidentes registrados, 55 envolvem acidentes com professores da rede municipal. Destes, 5 acidentes são casos de agressão contra o professor em sala de aula.

Segundo o levantamento, as funções com mais índices de acidentes são os profissionais na linha de produção (552), técnicos de enfermagem (367), caminhoneiros (293), trabalhadores rurais (288) e coletores de lixo (248). Entre os anos de 2016 e 2017, houve um aumento de 72% dos casos de morte decorrente dos acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul.

Abril Verde

Com o objetivo de conscientizar a questão de segurança e saúde do trabalhador, o Movimento Abril Verde é uma campanha nacional. Em Mato Grosso do Sul, foi realizada uma visita técnica na Santa Casa de Campo Grande, uma das empregadoras que mais registram acidentes de Trabalho.

De acordo com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), há previsão de visita em um canteiro de obras e um seminário referente ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidente e doenças relacionadas.

Fonte: Midiamax