Nutricionista do Município de Figueirão da saúde participa de seminário e congresso em Campo Grande
O Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Figueirão, Kaio Queiroz dos Santos, esteve entre os dias 04 e 06 de outubro de 2023 em Campo Grande, participando do 1º Seminário de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, seminário este, que faz parte das oficinas “Prevenção e Cuidado do Sobrepeso e Obesidade: como eu faço? ”. Essa foi a segunda de quatro oficinas, onde o município de Figueirão comparecerá com demais municípios nas datas de 28/08, 25/09 e 27/11.
Neste seminário, foram abordados diversos temas referentes ao sobrepeso e obesidade: indicadores de vigilância alimentar e nutricional para o excesso de peso; a obesidade na agenda do SUS; estratégias e desafios para a construção da linha de cuidado das pessoas com obesidade; o que o MS tem feito para o enfrentamento da obesidade; carteira de serviços da atenção primária à saúde e a estratégia Inter setorial de prevenção da obesidade.
As palestrantes/autoridades presentes eram da esfera estadual e federal, sendo elas: Dra. Camila Mazzeti – UFMS; Dra. Kelly Alves – Ministério da Saúde; Dra. Erika Cardoso dos Reis – UFOP; Me. Anderson Holsbach, Andréia Ferreira da Costa e Michele Borsoi – SES/MS; Dra. Inara Pereira da Cunha – ESP, Renata Midoguti Joia – SMS/CG, Renata da Silva Cruz – SMS/Chapadão do Sul, Ana Caroline Ananias – SMS/Iguatemi e Dra. Gisele Bortolini – Ministério do Desenvolvimento Social.
O evento foi promovido pela SES Secretaria de Estado de Saúde, por meio da coordenadoria de Doenças Crônicas, apoio da ASMAN (Associação Sul-mato-grossense de Nutrição) e OCCA/UFMS (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Conforme a fala da coordenadora da coordenadoria das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, o cuidado da obesidade inclui a atenção com a alimentação, mas também outros determinantes, como os ambientes. Por isso é indispensável um olhar sensível, colaborativo entre as diferentes áreas, para além do setor saúde, na construção de uma Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no SUS Sistema Único de Saúde de qualidade.
Devido a participação do município de Figueirão nas oficinas “Prevenção e Cuidado do Sobrepeso e Obesidade: como eu faço? ” Também foi disponibilizado um voucher para participar do “1º CONUT/MS A nutrição e os futuros alimentares: o que mudar aqui e agora” (1º Congresso de Nutrição do Mato Grosso do Sul), conforme ofício enviado ao município de nº 4599 “Considerando que o mundo enfrenta uma múltipla carga de má nutrição, onde a população está exposta à obesidade, doenças crônicas, desnutrição e carências nutricionais, em decorrência da insegurança alimentar e nutricional que se instala cada vez mais devido à precariedade dos sistemas alimentares atuais. Profissionais, estudantes e pesquisadores enfrentam desafios diários na busca por soluções individuais e coletivas para enfrentar esse cenário. Nesse sentido, enfatiza-se a obesidade, o qual o estado de Mato Grosso do Sul é o 6° estado no ranking de custo atribuível ao excesso de peso e obesidade no Brasil e o 1° em mortes atribuíveis ao excesso de peso.
O evento teve grandes nomes na área da nutrição como seus palestrantes: Vanille Pessoa UFCG, Osvaldinete Lopes – UFMS e CRN3, Crhistinne Maymone – SES/MS, Sávio Gomes – UFPB, Gisele Bortolini – Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Bruna Rafacho – UFMS, Selma Brito – CRN3, Erick Cuzzio – CRN3, Erika Reis – UFOP, Patrícia Karla – UFGD, Alessandra Luglio – SVB, Fabiana Poltronieri – FAM/SP, Ricardo Fernandes – UFGD, Ruth Guilherme – UFPE e ASBRAN, Rosana Maria Nogueira – CRN3, Jeanice de Azevedo – CRN3, Adolfo Henrique C. Santos – SED Rio Brilhante – MS, Marilice Werlang – SED/MS, João Gabriel Sanchez – HCor – São Paulo, Rafael Marques – IPGS, Ana Paula Martoni – Cozinha Proteica, Rosa Maria Justi – Justi – Soluções para Negócios em Alimentação e Nutrição, Radharani Bueno Lopes – Nutricionista Clínico, Deise Bressan – UFMS, Sheila Prado – DSEI/MS, Indianara Ramires Machado – UFGD, Raquel Campos – UFMS, Felipe Cardoso Associação de Nutrição do Rio de Janeiro, Ângela Bahia, Anderson Holsbach – ASMAN, Faena Moura – Instituto Anabolize, Fabiane La Flor Sanches – UFMS, Karine Freitas Gielow – UFMS, Carol Orué – UFMS.
Neste congresso foram abordadas as mais diversas temáticas dentro do campo da nutrição. O evento foi patrocinado e teve o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) e foi realizado pela Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição (ASMAN).
“Sem palavras para descrever tamanho aprendizado e inspirações que obtive com esse congresso e seminário. Foram várias provocações, que ficam a todo momento cutucando minhas ideias, deixando meu cérebro a mil. Cada palestrante colaborou e muito com seus saberes, experiências e relatos, colaborando e muito com minha atuação e formação como profissional da área da nutrição. O conhecimento obtido nesses cursos, congressos, oficinas e seminários, são para contribuir para a saúde dos munícipes de Figueirão e já estão em prática desde a primeira oficina realizada em junho. A riqueza de tanto aprendizado é imensurável, me sinto honrado em poder estar frente a palestrantes tão renomados e com tanto conhecimento para compartilhar, falando de uma forma que todos se mobilizem e façam reflexões, sobre todo o parâmetro alimentar e nutricional em todas as esferas, social, política, ambiental, dentre outras mais. Agradeço imensamente a oportunidade por poder participar de eventos tão grandiosos como esses. Agradeço a todo o corpo da ASMAN, pela organização e realização do evento, a SES que está realizando as oficinas da LCSO, através desta onde consegui a cortesia para participar do 1° CONUT MS e que também realizou o 1° SAPSO, assim como também agradeço a gestão da saúde de Figueirão, que acreditou na importância desses conhecimentos e permitiu e colaborou para que pudesse participar do evento, desde o ADM, colegas da SMS, Hospital, e as chefias, através do secretário Pedro Ubiali e DH e coordenadora da clínica municipal de saúde Leila Egea. Espero, quero e devo utilizar todo esse conhecimento em benefício e prol dos nossos munícipes”, disse o nutricionista Kaio Queiroz dos Santos.
Comentários