Período de risco: casos de violência doméstica costumam crescer durante o fim de ano

Todo fim de ano, o período de festas pode simbolizar risco para mulheres e crianças. Isso porque, neste período, é comum o aumento de casos de violência doméstica no país.

Em 2023, por exemplo, foram registradas 22.712 ocorrências relacionadas à violência doméstica ao longo do ano. No entanto, o mês mais violento foi dezembro, com a soma de 2.122 casos.

Apesar de, em 2024, o período com o maior número de registros desse tipo ter sido março, ainda assim o final de ano acende o alerta para os riscos enfrentados por mulheres no estado e no país.

É com esse foco, inclusive, que neste fim de ano o Ministério das Mulheres lançou a campanha “Mulheres Vivas – Festas sem Violência”. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a conscientização, incentivar a denúncia e o acesso a redes de apoio.

“Fim de ano precisa ser tempo de cuidado, respeito e proteção às mulheres. Quando a sociedade compartilha informação e aciona os canais de ajuda, nós salvamos vidas e fortalecemos a rede de atendimento. Mulheres Vivas é um chamado para que nenhuma mulher esteja sozinha”, afirmou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Além do Ministério das Mulheres, a ONU Mulheres Brasil também está em campanha. Em vídeo gravado nas redes sociais, Ana Carolina Querino, representante da entidade ligada à Organização das Nações Unidas, e especializada em igualdade de gênero e empoderamento feminino, também se manifestou.

No conteúdo, a representante defende a participação da sociedade em denúncias contra a violência.

“Se você está testemunhando uma situação de violência contra mulheres, saiba que esse é um dever que não só da mulher, que não é só do Estado, você também deve denunciar. Dique você também 190, disque 180. Esse é um compromisso coletivo de toda a sociedade”, diz a porta-voz.

Atualmente, existem diversos canais onde é possível fazer denúncias, tanto por quem está sofrendo violências, quanto por quem testemunha.

Números e endereços importantes:
– 180 – Central de Atendimento à Mulher (Plataforma Mulher Segura);
– 190 – Caso você seja vítima de violência doméstica, ligue 190 (Polícia Militar) e denuncie;
– Promuse (Programa Mulher Segura da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul) – Telefone: (67) 99180-0542 (inclusive pela plataforma WhatsApp);
– 1ª Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) – Rua Brasília, s/n, Jardim Imá (Casa da Mulher Brasileira) – Telefone: (67) 4042-1324 / 1319;
– Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) – Telefones para informações e agendamentos: 0800-067-1236 ou (67) 3361-7519.