Prefeito de Camapuã Manoel Nery PP MS (foto: midia social)

Prefeito de Camapuã cometeu crime de improbidade administrativa ao criar secretária sem constar na LDO de 2025, e aprovação da Câmara.

O Prefeito de Camapuã, Manoel Ney (PP), enviou Projeto de Lei para a Câmara Municipal criando Secretaria de Esportes na última sessão, 10 de dezembro de 2024, porém não indicou os elementos de despesas, não vinculou fonte de custeio dessa nova secretaria municipal.

Tal criação de despesas nos últimos 180 dias do mandato e sem indicar fonte de custeio é crime previsto na Lei de responsabilidade fiscal, conforme ART 21, que torna o ato nulo e pode causar cassação do prefeito. Em termos populares é uma pedalada fiscal que já cassou inclusive uma presidente no Brasil.

Agora ele quer inverter as fases previstas na lei e criar os elementos de despesas para a secretaria contrariando mais uma vez a legislação. Todo orçamento da educação e esporte permanece até hoje na pasta da educação, portanto, não é verdade que não há como custear as despesas com esporte.

O Prefeito Manoel Nery e seu Jurídico, estão tentando ludibriar a população do Município ao fazer publicação em mídias sociais da municipalidade, onde cita que vai fechar o Estádio Carecão nos finais de semana. Basta conferir o orçamento aprovado para 2025, lá estão todos os elementos de despesas dos esportes dentro da educação, ou seja, pode manter esporte normal o que não consegue é empregar os malandros dos seu apadrinhados (cabide de emprego).

Na verdade, o que está acontecendo, é que o Prefeito irresponsável para reeleger comprometeu a finanças da municipalidade com promessas de emprego e agora está levando o erário público ao caos administrativo. Mas a Câmara de vereadores está atenta e não vai votar criando mais Secretaria, sem a administração não indicar de onde virão os recursos para custear os custos da nova Secretária Municipal.