Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social realizou Seminário em Camapuã-MS

A prefeitura do Município de Camapuã-MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na quinta-feira (7), Seminário de Discussão em Rede da Política de Atendimento a Criança e do Adolescente. O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de vereadores do Município.

Os aspectos conceituais acerca da politica de atendimento à Criança e ao adolescente estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, para que possamos compreender o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente- Lei 8069/90 acerca da Política de atendimento à criança e ao adolescente de maneira a realmente garantir a plena efetivação dos direitos infanto-juvenis, compreendendo a necessária implicação dos aspectos -participação popular, descentralização e trabalho em rede de serviços, é necessário compreendermos que a política de atendimento exige a intervenção de diversos órgãos e autoridades, que possuem atribuições específicas e diferenciadas a desempenhar, mas têm igual responsabilidade na identificação e construção de soluções dos problemas existentes, tanto no plano individual quanto coletivo do atendimento ao segmento infanto- adolescente.

Na ótica da Secretária Municipal de Assistência Social, Márcia do Batista a realização deste Seminário fazia necessário, para dar uma nova visão e viverem novas experiências a todas as pessoas que trabalha no dia-a-dia com crianças e adolescente dentro da municipalidade.

Na oportunidade a Secretária Municipal de Assistência Social, Marcia do Batista, disse, que o senhor Prefeito Municipal, Delano Huber, encaminhará para a Câmara Municipal nos próximos dias projeto de Lei que autoriza a pagar (13º) decimo terceiro salário para as famílias cadastradas no Programa “Família Acolhedora” de Camapuã.

Presente na abertura do Seminário, Deni Luis Dalla Riva, da 2ª Vara de Camapuã, Comarca onde o Acolhimento Familiar existe há vários anos. Referência nacional quando o assunto é família acolhedora, o juiz no uso de palavra, disse, estar feliz com a atitude do Executivo Municipal, em pagar o décimo terceiro salário para as famílias do Programa, “Família Acolhedora” de Camapuã. Isto é justo, as famílias merece este incentivo para continuar cuidando das crianças e adolescentes com vulnerabilidade familiar.

A palestrante do Seminário, Denise Avelino, de Belo Horizonte-MG, que tem vários cursos de doutorados, onde trabalha com crianças e adolescentes. Possui uma vasta experiência profissional no serviço de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes.

A palestra foi ministrada em especial para o público alvo; Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar.

Marcaram presença: Juiz da Comarca de Camapuã Deni Luis Dalla Riva, Secretária Municipal de Assistência Social Márcia do Batista, 1ª Dama Elaine Huber, vice-prefeita Luzia Maidana, Doutora Denise Avelino, vereadores Ronie Sandro e Márcia Ávila e demais autoridades.