Programa Municipal “Saúde Íntima” uma realidade em Figueirão
Foi realizado na manhã de ontem dia (24) no Gabinete do Prefeito Professor Juvenal Consolaro, reunião do lançamento do Programa Municipal Saúde Íntima, que consiste na distribuição de absorventes higiênicos e orientações básicas de higiene e prevenção de doenças, que possibilitem melhorar a qualidade de vida e assegurar a frequência escolar das estudantes das escolas do município.
Serão contempladas no Programa as alunas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das seguintes escolas: Escola Municipal Professor Antônio Inácio Furtado- Polo, Extensão Benedito Alves Bonfim na Comunidade Quilombola de Santa Tereza e Escola Estadual Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo. O Programa terá o acompanhamento da enfermeira Jaicine Domingos Menezes, responsável pela Vigilância em Saúde.
O prefeito Juvenal Consolaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visa proporcionar dignidade às estudantes do município no ciclo menstrual, considerando que algumas famílias enfrentam vulnerabilidades socioeconômicas. As estudantes receberão absorventes, garantindo a higiene e saúde íntima. O Programa realizará ações Inter setoriais com a distribuição dos absorventes higiênicos, reduzindo o impacto negativo no desempenho escolar.
A Lei Municipal n° 465, de 03 de setembro de 2021, que instituiu o programa municipal de fornecimento de absorventes higiênicos, estabelece que o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, viabilize a distribuição gratuita de absorventes higiênicos às estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas do município de Figueirão.
A Secretaria Municipal de Saúde de Figueirão, sob a gestão do secretário Pedro Ubiali, que é responsável pela execução do Programa Saúde Íntima, realizou diagnóstico, aquisição e promoverá a distribuição dos absorventes. A assistente social Olegna Andrea da Silva, que coordena o Programa Saúde Íntima, articula com os dirigentes das unidades de Ensino a logística e organização de distribuição. Mensalmente, cada estudante receberá 16 unidades de absorventes higiênicos.
O secretário de Saúde enfatizou a importância da saúde menstrual e o desejo do prefeito Juvenal Consolaro de que as estudantes tenham acesso a um produto de qualidade. Relatou que foi realizada coleta de dados, entrevistas sociais individualizadas e toda uma análise para se chegar a um diagnóstico para elaboração do Programa Saúde Íntima.
Presentes ao evento de lançamento do programa: Elenir Pereira, secretário de Saúde Pedro Alexandre Ubiali, assistente social da Saúde Olegna Andrea da Silva, secretária de Educação Luciane Aimi, diretora da Escola Municipal Professor Antônio Inácio Furtado-Polo Elenice Custódio, enfermeira Jaicine Domingos Menezes e chefe de Gabinete Marinalva Paniago.
Comentários