Representante de Paraíso das Águas vai disputar a final do 2° desafios das merendeiras.
Com panelas e aventais, as merendeiras possuem papel fundamental na vida escolar dos estudantes. E, para dar mais significado na importância dessa profissão e fomentar a agricultura familiar nas cidades, de julho a outubro, essas profissionais disputaram a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Ao todo, 24 municípios inscritos, pertencentes ao programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais, participaram da ação e, assim, foram selecionadas as melhores receitas que agora farão parte da grande final.
Os pratos foram confeccionados com itens da agricultura familiar e os três melhores serão escolhidos na noite da próxima terça-feira (31), no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, com transmissão ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.
O evento é organizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. No mesmo dia, pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, as participantes serão divididas em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras. Já no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação.
Dos profissionais que representam os municípios participantes da disputa, 10 deles são da região Norte de Mato Grosso do Sul: Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora.
Conheça quem representa Paraíso das Águas:
Paraíso das Águas – Merendeira Tábata Dias Mariano com o “Prato Arco-Íris”
Com o prato colorido intitulado “Arco-Íris”, a merendeira Tábata Dias conta que aprendeu técnicas de reaproveitamento de sal de ervas no workshop, ministrado pelo chefe. “O Chefe é muito atencioso, aprendi alguns truques culinários. O nome já diz ‘desafio’, né… Então, não foi diferente para mim, foi um grande desafio participar perante as outras companheiras, todas profissionais. Vou treinar bastante, não é um prato rápido, porém nutritivo e saboroso. Mesmo que eu não consiga ganhar em Campo Grande, o importante é que eu participei e consegui levar o nome da minha cidade”, ressalta a merendeira.
A cozinheira conta como surgiu a inspiração para o prato.
“Foi feita uma torta a qual dei o nome de arco-íris, pelo fato de tingir o queijo com as cores do mesmo. A massa também ficou com duas cores, o rosa que foi extraído da beterraba e o verde que veio da couve e espinafre. Todos os corantes são naturais, retirados dos alimentos, das cascas por exemplo. De acompanhamento servi uma salada refrescante e um arroz maravilha”, conta.
A cozinheira que há mais de 5 anos atua na Escola Municipal Kou Takahashi, no distrito de Bela Alvorada, conta que a paixão pela cozinha nasceu ainda na infância.
“Na minha família a maioria das mulheres são cozinheiras de mão cheia, então está no sangue. Eu sou apaixonada pela culinária desde sempre, foi assim que escolhi minha profissão”, finaliza Tábata.
Comentários