Ribas do Rio Pardo faz mutirão de limpeza após casos de picada de escorpião

Bairros de Ribas do Rio Pardo, a 97 quilômetros de Campo Grande, recebem mutirão de limpeza na manhã deste sábado (7). A ação intensifica a prevenção para evitar novos casos de picadas de escorpião. Duas crianças morreram nos últimos dias por ferimento causado pelo animal peçonhento.

Segundo o prefeito, João Alfredo Danieze, os agentes de endemias e comunitários de saúde estão entrando nos quintais, com autorização dos moradores, para despejar o lixo para fora. Assim, as máquinas e equipes municipais retiram o entulho.

Ainda conforme Danieze, os bairros que recebem a equipe da Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura Pública) na intensificação na limpeza são: São João, Palmeiras e Conjunto Habitacional II.

Cuidados
O Jornal Midiamax separou orientações e hábitos para evitar acidentes em ambientes que favorecem a infestação do animal peçonhento.

Altas temperaturas aliadas aos ambientes úmidos são propícios para abrigo do inseto, principalmente na área urbana, como esgotos, fossas e entulho. Escorpiões se alimentam de outros insetos comuns nesses locais.

A nota orientativa do Ministério da Saúde indica que o escorpião tende a migrar para residências quando sobe a temperatura. A saída de esgotos, ralos e pias são os ambientes de entrada do bicho. A recomendação é vedar esses espaços, com telas ou tampas.

Tampar festas de portas com panos ou soleiras;
Afastar camas e berços das paredes;
Vistoriar sapatos e roupas antes da criança vestir;
Sacudir cobertores;
Isolar o ralo de tanques, pias e banheiro.
Cuidado da área externa
Como dito, o ambiente sujo favorece o surgimento do bicho. Manter a área externa sempre limpa inibe a infestação de insetos. Para evitar o aparecimento, o Ministério da Saúde sugere a importância da vizinhança em prol da limpeza.

Mantenha jardins e quintais livres de entulho;
Evite acúmulo de folhas secas;
Evite lixo doméstico por dias no quintal;
Mantenha o lixo fechado para evitar baratas;
Denuncie matagal em terreno baldio;
Espaços com materiais de construção devem ser monitorados. fonte midiamax