Secretário Municipal de Saúde André, irmão de vereador tenta terceirizar a saúde do Município de Camapuã para o Hospital.

O Secretário Municipal de Saúde do Município de Camapuã, André Targino, irmão do vereador Aloizio Targino, em entrevista em programa de rádio na manhã de quinta-feira (18), para tentar defender a atual administração do Prefeito incompetente Delano de Oliveira Huber, André Targino em sua fala tenta transferir a responsabilidade da saúde do Município para o único Hospital da cidade. O nobre Secretário em sua fala demonstrou desconhecer a Lei e total despreparo para comandar uma pasta de tamanha importância para a população da cidade.

À Secretaria Municipal de Saúde compete, entre outras, a execução da política da saúde, ações e serviços de saúde, de forma universalizada e igualitária, cumprir a legislação vigente e pertinente, de modo especial coordenar e superintender as ações, atividades e serviços disponibilizados a população junto às unidades de saúde, acompanhar os prestadores conveniados com o SUS – Sistema Único de Saúde conforme pactuação do município, coordenar as atividades e executar as deliberações do Conselho Municipal de Saúde; definir diretrizes e cumprir metas, executando prioridades; priorizar programas de saneamento básico e ações de saúde preventiva; executar, no âmbito municipal, a política de vigilância sanitária, promover, participar e executar programas e campanhas de saúde pública; supervisionar e fiscalizar a execução dos serviços técnico-profissionais contratados na área da saúde; cumprir e executar as determinações contidas na legislação de saúde.

Não é desvalorizando o Secretário Municipal André Targino, mas na realidade ele não manda em nada na Secretária Municipal de Saúde, é só recordamos da Ex-Secretária Lilian, o porquê ele foi exonerada? Segundo uma fonte ela (Lilian) não aceitou fazer o jogo do Secretário Municipal de Administração e Finanças, Teophilo Neto, que tem estatuo de Prefeito do Município. Fonte ligada á administração revelou também que a ex-secretária, Lilian, só foi exonerada por não aceitar fazer remanejamento de recursos do fundo municipal de saúde, para a Secretaria Municipal de administração e Finanças.

Só para refrescar a memoria do Secretário de saúde, ele é o chefe da Secretária, mas na realidade quem que deveria dar explicações da atual situação administrativa e financeira do Município, para a população, é quem provocou tudo isso; o senhor Prefeito incompetente e anestesiado, Delano de Oliveira Huber, que é um verdadeiro fantoche na mão do também incompetente Secretário Municipal de Administração e Finanças, Teóphilo Neto. Na realidade o Secretário Teóphilo Neto, por Lei não poderia estar à frente da Secretária Municipal de Administração e Finanças.

O fato é que o convênio foi assinado por ambas às partes, e agora se o secretário municipal fez o empenho no orçamento de 2019, só de 6 parcelas, ele que se arque com as consequências, e realoque recursos para cumprir o convênio, que a partir da aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentaria), pela Câmara Municipal do Município, passou a ser Lei. E lei é para ser cumprida, ou o incompetente Secretário Municipal que pousa de Prefeito não sabe disso?