Servidores públicos municipais de Coxim pedem o afastamento do prefeito Aluizio São José
Na noite de terça-feira (21), centenas de servidores públicos municipais de Coxim, participaram da sessão na Câmara Municipal de Vereadores, onde foram apresentados, discutidos e aprovados, dois projetos de Lei Complementar, encaminhado pelo prefeito Aluizio São José (PSB), que reajusta o salário dos funcionários do poder Executivo do município.
A sessão foi presidida pelo vereador Vladimir Ferreira (PT). Em vários momentos os ânimos e a tensão aumentaram, com vaias e gritos, onde a campainha de alerta do plenário teve que ser acionada, para que a ordem fosse restabelecida e os vereadores conseguissem prosseguir com os discursos.
Os servidores públicos municipais de Coxim pedem o afastamento do prefeito Aluizio São José, com a apresentação de faixas com os dizeres: Afastamento do Prefeito Já! Cadê Meu Pagamento? Queremos Fiscalização Já!
Alguns funcionários vestiam camisetas com a mensagem: “Contra a omissão vote com Prestígio na próxima eleição”. Tabletes de chocolate da marca Prestígio também foram distribuídos para os vereadores. Essas ações onde os manifestantes utilizaram o chocolate Prestígio, foram para contrariar o que um site do município de Coxim publicou, demonstrando que o presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Coxim, Paulo Monteiro, desfruta de prestígio, respeito e credibilidade com a sua categoria.
A Câmara Municipal de Coxim é composta por 13 vereadores. Os dois projetos de Lei Complementar foram aprovados por maioria de votos – 11 a 1 – onde apenas o vereador Sinval Batista (PSDB) votou contra. O presidente da Casa Legislativa, vereador Vladimir Ferreira, não votou.
O reajuste salarial do funcionalismo público de Coxim foi aprovado com a seguinte redação:
– Projeto de Lei Complementar nº 01/2019, que reajusta em 4,17% (quatro vírgula dezessete por cento), a partir do mês de dezembro de 2019, para o pessoal administrativo.
– Projeto de Lei Complementar nº 02/2019, que reajusta em 4,17% (quatro vírgula dezessete por cento), os vencimentos dos professores N-I, retroativo ao mês de janeiro de 2019 e em 2,17% (dois vírgula dezessete por cento) os vencimentos do magistério municipal a partir do N-II, retroativo ao mês de janeiro de 2019, e a partir de outubro de 2019 em 2,00% (dois por cento).
Antes de terminar a sessão, os servidores públicos municipais de Coxim deixaram o plenário, com gritos de greve, concentrando-se na frente da Câmara Municipal de Coxim.
A Polícia Militar e seguranças de uma empresa terceirizada acompanharam a sessão, mantendo a segurança e a ordem no local. Foram registrados agressivos discursos entre os vereadores, representantes do sindicato e servidores. No entanto, nenhuma ocorrência foi registrada.
Comentários